Há uma ideia que é hoje consenso entre quase todos os teóricos da Filosofia Política. Todos chegaram a conclusão que o Socialismo, com sua proposta de estabelecer um modelo de relações econômicas entre as pessoas baseado na supressão da propriedade particular e de arranjos políticos fundamentados na igualdade política, acabou. E com isso, também entrou em
colapso a ideia de uma democracia igualitária. Somente dentro de algumas gerações, talvez, a humanidade encontrará energia para voltar a propor um modelo alternativo de pensamento político. O fato é que hoje, somente temos uma visão hegemônica para os arranjos políticos e econômicos. A democracia liberal, com sua proposta de economia de mercado e institucionalização da liberdade, venceu.
A hegemonia do pensamento liberal põe, entretanto, um grave problema para os intelectuais. Isto é, na falta de um pensamento alternativo, como fazer a crítica da democracia liberal? De uma forma geral só nos resta como caminho, a via das críticas menores, das pequenas escaramuças, incursões ofensivas parciais e ficamos perdidos no chamado cinturão de proteção e nos ataques às teses secundárias que protegem o miolo, o ‘hard core’, do pensamento democrático liberal.
O debate na Filosofia Política, entretanto, não chegou ao seu fim. E a busca pela grande objeção capaz de acertar o centro do pensamento liberal se torna cada vez mais intensa. Nesse esforço, os intelectuais tem encontrado inspiração na retomada das grandes questões fundamentais do espírito humano.
O fato é que existem dois conceitos que, desde a origem da chamada civilização ocidental e cristã, estiveram na agenda das preocupações intelectuais das pessoas e foram objeto de muitas investigações. Trata-se das idéias de Verdade e Justiça. O que é a Verdade? Em que condições o nosso conhecimento pode ser considerado verdadeiro? E ainda, o que é a Justiça? Quando é que nossas ações podem ser consideradas como justas? Conhecer e Agir; idéias e ações; epistemologia e ética, parecem expressar duas dimensões importantes da existência humana.
O conceito de Justiça tornou-se particularmente importante desde o início do século XX. E os parâmetros do debate contemporâneo sobre Justiça foram estabelecidos por Hans Kelsen. Na sua obra "Teoria Pura do Direito", Kelsen alega que a discussão sobre a Justiça não pertence ao mundo das discussões da Ciência do Direito. Entretanto, ele constrói toda uma teoria da Justiça. Ocorre que, num primeiro momento, a "Teoria Pura do Direito" e as possibilidades de uma Ciência Positiva do Direito, ocupam os debates na Filosofia Política do início do Seculo XX. Posteriormente, as idéias de Kelsen sobre a Justiça ocupam o cenário dos debates, posto que não se consegue entender o Direito somente através de uma Ciência Pura do Direito. Nós precisamos da ideia de Justiça. Por outro lado, o conceito de Justiça pode ser entendido a partir de reflexões sobre o indivíduo, ou de considerações sobre a sociedade. Isto é, a Justiça pode se expressar na preservação da liberdade dos indivíduos, ou na construção das condições de uma vida social bem sucedida. É nesse sentido que vem o debate entre Liberais (Isaiah Berlin, John Rawls, Robert Nozick, R. Dworkin) e os Comunitaristas (M. Walzer, M. Sandel, J. Habermas e C. Taylor).
"Teorias da Justiça" e uma disciplina com a qual se pretende introduzir os alunos nesse debate.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Professor,
ResponderExcluirAchei muito interessante a matéria Teorias da Justiça, principalmente pelos autores comunitaristas e principalmente pelo autor Michael Walzer, e este foi o autor escolhido para seminário. Como eu já citei anteriormente no seu questionário da matéria de conhecimento e ética, acho esse sistema de avaliação baseado em blog excelente, pois podemos compartilhar as informações e fica menos cansativo em relação a provas normais. Em relação ao curso, não tenho nada a dizer contra.
Em relação ao meu aproveitamento, eu estudei bastante e li os textos e fiz todos os comentários do blog, acredito que obtive um desempenho muito bom.
GABRIEL HOLTSMANN FALCHI
RA: 21081113
Na disciplina Teorias da Justiça, assim como em Conhecimento e Ética, tivemos a avaliação, em parte, por sistema de blog. Isso, na minha opinião, é um ponto positivo pois dá maior liberdade para nos expressarmos acerca dos temas escolhidos, já que nem todo mundo comenta frequentemente na sala de aula. Além disso, achei muito interessante a visão da maioria dos autores sobre como seria uma sociedade, de fato, justa, principalmente de John Rawls e Robert Nozick (que foi tema do meu seminário). Essas visões me fizeram, sem dúvidas, analisar e refletir sobre meu próprio conceito de justiça e como isso pode ir se modificando.
ResponderExcluirRealmente aproveitei muito o material do blog e as dinâmicas de debates em sala de aula.
Luana Alice Forlini RA: 21046313
Neste quadrimestre ao cursar Teorias da Justiça pude compreender melhor o formato do curso, cursei Conhecimento e Ética em sistema similar e não estava segura se tinha me adaptado bem ao método. Já Teorias da Justiça fluiu bem melhor e (talvez pela bibliografia) achei o curso bem mais interessante.O blog e o sistema de resenhas é um método que em minha opinião funciona melhor para o aluno do que avaliações que muita vezes testam mais a nossa capacidade de memorização, ao invés de estimular a reflexão e a capacidade de análise e raciocínio, os debates com temas contemporâneos aplicados foram de extrema importância para melhorar a percepção do quão delicado e inconclusivo é o tema. O sistema de aulas alternando aulas expositivas e debates foi positivo e o fato de não haver cobrança de presença também, porque existem alunos que simplesmente estudam melhor em casa, há também os que desejam apenas os créditos e a liberdade de ir ou não para a aula acaba por se tornar um filtro para que apenas os alunos comprometidos, apenas quem realmente deseja estar lá participe do debate/aula.
ResponderExcluirSobre minha autoavaliação, eu pensava ter uma boa noção sobre liberalismo, desigualdade mas durante o curso percebi que são questões amplamente complexas e fazer TJ expandiu meus conhecimentos acerca destes temas.
Atenciosamente
Rose de Paula
Bom Recesso a todos!
Primeiramente, devo dizer que essa disciplina foi de grande auxílio para que eu pudesse compreender melhor como se dão as teorias da justiça, além de ter me possibilitado entrar em contato com autores que já eram de meu interesse, mas que por determinados motivos ainda não tinha tido a chance de me aprofundar em suas teorias, como por exemplo, Michael Sandel. Me ausentei em algumas aulas, mas, no entanto, isso não foi prejudicial, pois o material disponibilizado no blog foi extremamente útil para a compreensão dos temas abordados e desenvolvimento dos comentários, além da qualidade do material disponibilizado ser ótima e variada. Em aula, pude notar que o professor expôs bem os temas e sempre foi bem aberto quanto às dúvidas dos alunos.
ResponderExcluirSobre o método de avaliação, achei que os comentários semanais no blog, apesar de às vezes terem sido um pouco enfadonhos, foram uma experiência válida e justa, pois nos possibilitou criar uma certa responsabilidade em relação a nós mesmos. Acredito que seja um método melhor do que a aplicação de provas, por exemplo. Quanto aos seminários, acredito que colaboraram para uma melhor compreensão de cada autor trabalhado na disciplina.
Em relação ao meu desempenho, eu digo que poderia ter aproveitado mais as aulas e alguns dos temas. Na medida do possível, sempre fiz os comentários dentro da data limite e não tive maiores dificuldades quanto à isso. Por fim, devo dizer que finalizo essa disciplina satisfeita e contente por ter tido a oportunidade de ter sido aluna de um professor do nível do Prof. Peluso e pelo conhecimento adquirido no decorrer do curso.
Aline B. Silva - RA: 21080413
Passados três meses, posso agora avaliar o processo como um todo. Queria começar afirmando que o curso de Teorias da Justiça foi de grande importância para minha formação. Gostei dos temas propostos, todos muito enriquecedores e de discussão infinita. O material didático disponibilizado pelo professor foi excelente, me ajudou muito e acrescentou muito a mim. Realizei todos os comentários solicitados e gostei muito de fazê-los, embora no final já estar exausto com o quadrimestre como um todo.
ResponderExcluirFrequentei quase todas as aulas e todas sempre me ajudaram em algo para o andamento de minhas atividades nesta disciplina, seja para a realização dos comentários, para a elaboração do paper final ou para a realização do trabalho em grupo. Dos autores vistos, destaco o dois que mais me marcaram durante o curso. Alasdair MacIntyre e Isaiah Berlin, temas de meu trabalho em grupo e paper final respectivamente.
Penso que com relação aos meus colegas, estes, assim como eu, deram conta do ritmo puxado da disciplina e todos saem desta mais sedentos por mais conhecimento. Com relação ao meu desempenho, penso que foi muito bom, consegui fazer tudo no prazo e de maneira completa. Houve muita dedicação por minha parte.
Tenho a consciência de que esta pode ter sido a última vez que esta disciplina foi ofertada para o BCH. Não sei ao certo também, mas o senhor, professor, comentou que seria também seu último quadrimestre como professor da UFABC. Se for isso mesmo, gostaria de agradecer pelos dois últimos dois quadrimestres de aula com o senhor, muito enriquecedores. Muito obrigado mesmo, desejo a você muitas felicidades em mais uma etapa de sua vida.
Forte abraço!
Lothar Schlagenhaufer
A disciplina em si não tem um conteúdo que me desperta grande interesse, porém o professor se mostrou bastante conhecedor dos temas abordados e soube planejar muito bem o curso da disciplina, houveram muitas discussões em sala, o modelo de comentários sobre os temas através do blog me possibilitou entrar em contato com a opinião dos demais colegas da sala e também de alunos que concluíram esta disciplina posteriormente, uma coisa que eu não achei muito boa foram alguns textos muito extensos para serem lidos para que se pudesse formular meu comentário, textos muito longos conflitavam com outras atividades que eu tinha de outras disciplinas, porém entreguei todas as atividades em dia. Minha sugestão seria fornecer textos menos densos e com uma leitura mais fácil, para que sua leitura fosse simples.
ResponderExcluirSobre meu desempenho, posso dizer que compareci a quase todas as aulas e entreguei todas as atividades no prazo previsto. Por fim o curto tempo de duração do quadrimestre acabou por fazer com que os últimos seminários tivessem que ser adiantados, portanto achei que o conteúdo no final acabou ficando um pouco “atropelado”
Guilherme Allan I. C. da Fonseca - RA: 11131211
Wesley Seraphim R.a 21064513
ResponderExcluirO curso na minha opinião, foi muito bom. Eu tenho grande dificuldade de despertar interesse nas aulas quando se trata de seminários. No caso de apresentar já me sinto confortável, e realmente aprendo muito mais em relação ao assunto que preciso apresentar. Porém quando o seminário é de outro grupo meu aprofundamento é pouco, mas o sistema de debates e as intervenções por parte do professor fez com que pudesse extrair uma boa parcela do tema proposto. Já as aulas expositivas forma muito mais proveitosas. Creio que os autores escolhidos fizeram um bom diálogo com a disciplina. Ainda que não nos aprofundássemos em nenhum autor, a base que foi concedida por meio dos textos escolhidos foi excelente. Tenho para mim o curso é essencial na área do BC&H pois o tema além de dialogar com matérias como conhecimento e ética, também faz diálogo quanto a interdisciplinaridade dos cursos, é útil da economia até a filosofia. O critério de avaliação achei bom embora me pareça mais justo que o trabalho final valesse mais do que os comentários ou que tivesse pelo menos o mesmo peso. Um exemplo de 40% o trabalho 40% os comentários no blog e 20 % o seminário. ou que fosse 35, 35 e 30. No geral me senti muito confortável com a matéria, principalmente com a autonomia concedida e a liberdade em explorar os temas. Creio que a maior dificuldade fora os links indisponíveis e a dificuldade em encontrar a tradução de alguns textos, porém nesse caso já julgo como incapacidade minha frente a outros idiomas. No mais acredito que o curso foi muito elucidativo e proveitoso a escolha de autores tanto liberai como comunitáristas , tornou o debate próximo e atual. Foi um dos cursos introdutórios mais completos na matriz do BC&H possibilitando uma discussão ampla. Creio que meu aprofundamento e resposta para com o curso proposto não poderia ser melhor a não ser que durasse mais e pudéssemos nos aprofundar mais em cada autor, porém em um quadrimestre isso é claramente impossível. No mais acredito que a interação promovida pelo blog é muito proveitosa, ainda que não comentemos nos post dos colegas podemos analisar o que eles entenderam e fazer um paralelo com o nosso entendimento. E os temas encadeados no blog permitem um bom esclarecimento na hora de compor o trabalho final.
Primeiramente, gostaria de dizer que minhas expectativas com esta disciplina eram bem altas, pois o assunto sempre me intrigou e por isso me interessava muito.
ResponderExcluirComo já havia feito à disciplina Conhecimento e Ética ministrada pelo senhor, esperava já esperava a apresentação do blog como forma de avaliação e, da forma como já havia expressado antes, gosto muito dessa didática aplicada.
Diferentemente do que eu tinha me queixado na outra disciplina, achei que em Teorias da Justiça, por ter os seminários ou pela turma ser diferente, as discussões foram o que eu esperava e, apesar de não participar delas na maioria das vezes, gostei muito do que foi acrescentado com elas.
Apesar de comparecer pouco as aulas, me interessei bastante pelo conteúdo ao fazer os comentários. Enfim, gostei bastante do sistema com os seminários, das várias intervenções provocadoras do professor e também do conteúdo, principalmente dos comunitaristas.
Marina Molognoni - RA: 21071313
Gostaria de ressaltar que a matéria é muito interessante já que o meio intelectual brasileiro carece de abordagens libertárias, e frutíferas discussões sobre o tema Justiça. Gostei da abordagem com seminários porém, acredito que o senhor deva cobrar presença nas suas aulas, isso "incentivaria" mais pessoas a irem e acrescentaria na discussão. Sobre minha auto avaliação, sempre pude acompanhar o rico material exposto no blog e poder discutir o tema com meus amigos foi de grande acréscimo a minha bagagem acadêmica. Faltei em algumas aulas por conta de problemas no trabalho. Como se trata de um trabalho informal e os tempos para minha família não estão tão bons monetariamente, muitas aulas de manhã estava fora de São Bernardo. Porém acredito ter aprendido bastante nesse quadrimestre, acrescentado uma bagagem teórica interessante para essas discussões aparecerão na sociedade.
ResponderExcluirFelipe Trevisan 21041013
A disciplina de teorias da justiça aborda temas que não são restritos a discussões apenas dentro da sala de aula, mas podem e devem ser discutidos fora dela. Ter um embasamento teórico plural sobre justiça, como apresentado nas aulas, é importante para que se possa avaliar as diferentes ideias sobre um mesmo tema e considerar os prós e contras de cada, decidindo qual você se identifica mais.
ResponderExcluirGostei do método das aulas e do modo que os seminários foram propostos, focando no debate. Acho mais enriquecedor para os alunos discutir sobre os textos lidos do que apenas fazer prova sobre eles. Acredito, portanto, que consegui extrair um conhecimento rico da disciplina.
Morgana Bastos Alves Ferreira
RA 21036213
Olá professor,
ResponderExcluirAcho muitíssimo interessante o conteúdo abordado por essa matéria, assim como os conteúdos disponibilizados no blog. Gostei do esquema dos seminários que visava abrir uma discussão, baseada nos conceitos dos autores, através de temas atuais e muitas vezes polêmicos.
Contudo o esquema didático baseado nos comentários do blog não funciona muito bem para mim, é algo que não me motiva. Acho que aprendo mais nas discussões em classe quando os alunos falam suas visões sobre os temas abordados. Algo que gosto, que é proposto pelo senhor como forma de avaliar o aluno, é o paper. Mesmo esse sendo cansativo de fazer, para falar a verdade, gosto de poder relacionar assuntos que me interessam com a matéria e dessa forma aprofundar meus conhecimentos nestes assuntos.
Fiz todas as atividades propostas; acabei me perdendo um pouco com os prazos de certos comentários mas não deixei de fazer nenhum. Sendo assim acredito que tenha tido um bom desempenho nesta matéria.
Particularmente achei que eu iria me interessar mais por essa matéria do que Conhecimento e Ética, mas foi o contrário. Porém gostei de ter estudado as problemáticas envoltas na Justiça, e apesar de ter ido em 4 aulas somente, 1 delas definitivamente está entre as melhores aulas que tive na minha vida. A aula do chocolate me sensibilizou de uma tal maneira, que mesmo nas coisas mais simples ,que antes ignorava, eu tento me colocar no lugar do outro. É uma conduta que seguirá comigo para o resto da vida.
ResponderExcluirSeguindo a lógica da matéria anterior, não gosto do método dos blogs, preferiria prova mesmo, porém compreendo o posicionamento dos meus colegas. A maneria na qual os seminários foram feitos foi bem apreciada por mim, focou-se muito mais no conteúdo e debate no que aqueles modelinhos engessados que outros professores pedem em seminário, a maneira conduzida pelo senhor foi bem mais produtiva. Suas explicações sobre o conteúdo são boas.
Meu aproveitamento final, diria que está de razoável para bom, não excelente, muito porque alguns comentários fiz mal feitos, por estar em época de provas e não me sentir atraído pelo assunto, entretanto cumpri todas as tarefas a mim designadas, como dever de aluno.
É isso professor, fui prazer ter sido seu aluno.
Luiz Fernando B.F.Lima 21035313
O curso "Teorias da Justiça" administrado pelo professor Luis Peluso agregou muito conhecimento para a minha vida. Para mim, foi interessantíssimo poder aliar conhecimentos que já tinha adquirido nas aulas de Conhecimento e ética com os novos aprendidos nesta nova disciplina. Sei que muitos dos conceitos que margeiam essas duas disciplinas poderão ser levados e aplicados no meu dia-a-dia.
ResponderExcluirO material didático exposto no blog pelo professor, assim como aquele que ele transmite em sala de aula oralmente e visualmente são de ótima qualidade. A ideia de aliar aulas expositivas do professor com seminários apresentados pelos alunos, deu-nos a oportunidade de absorver o conteúdo de maneiras diversas, abrangendo todas as formas de conhecimento. As aulas são de excelente qualidade, boa parte devido ao forte conhecimento que Luiz Peluso possui de todos os temas abordados. Ao escolher algo para criticar, eu diria que alguns textos no blog apareciam corrompidos e eu tinha dificuldade para acessá-los. Se me permite comparar este quadrimestre de aula de "Teorias da justiça" com o anterior de "Conhecimento e ética", diria que as aulas tornam-se bem menos cansativas e mais instigantes, devido aos debates promovidos por meio dos debates e das questões que eram trazidas à classe - provocando a participação mais ativa dos alunos. Acredito que a ausência dos alunos durante as aulas não são reflexos da falta de qualidade do curso, que é de excelente qualidade, mas sim porque muitos consideraram que o que há no blog é suficiente para adquirir o conhecimento necessário. Isso pode ser notado nos excelentes comentários que muitos colegas meus fizeram, com poucas exceções. Outro fator que merece ser comentado é o meio que foi utilizado para que boa parte do curso fosse desenvolvido: o blog. Acredito ser uma boa forma de controle de tudo que é realizado e tido como importante para os alunos e professor. É uma maneira rápida e eficaz, por parte dos alunos, de se obter acesso do material didático e, pelo ponto de vista do professor, de saber como anda o desenvolvimento dos alunos e da disciplina. Por falar do professor, posso afirmar que Peluso demonstrou enorme conhecimento e satisfação de estar lecionando esta disciplina para a nossa classe, assim como aconteceu na disciplina de "Conhecimento e ética". Sempre que fosse preciso, ele estava disposto para tirar dúvidas e conversar separadamente com aqueles que precisavam. Para finalizar as minhas críticas referentes à disciplina, acredito que esta poderia ser melhorada se houvesse alguma forma do professor dar algum tipo de retorno pra os alunos, em relação aos comentários feitos no blog sobre cada tema. Acho que este tipo de ação seria fundamental para que tivéssemos certa noção de como estamos fluindo na matéria, para, acima de tudo, tentarmos evoluir cada vez mais.
Concluindo, acho importante ressaltar como foi o meu desempenho na disciplina com uma rápida autoavaliação. Acredito ter apreendido o essencial de todos os temas abordados, e posso afirmar isso tendo em vista que estive presente em aproximadamente 80% das aulas e que realizei todos os comentários exigidos no blog, com a devida leitura e visualização de todo o material disponibilizado no site. Além disso, considero que, o que aprendi nesses 3 meses de "Teorias da Justiça", serão essenciais e significativos para diversos dias da minha vida.
Luize Gonçalves Fernandes 21019113
Olá professor! A matéria de Teorias da Justiça foi uma experiência de certa forma elucidante para mim em relação ao entendimento que tenho sobre justiça. Após a leitura, estudo e discussão sobre diversos autores e pensadores posso dizer que tenho uma visão mais abrangente e clara de como tratar uma teoria da justiça mesmo que eu discorde dela. Os seminários apresentados pelos alunos deram uma boa dinâmica à aula, gerando debates saudáveis onde todos puderam expressar pensamentos e opiniões e particularmente, absorvi e refleti bastante sobre algumas dessas opiniões divididas pelos meus colegas. É agora com pesar que informo que meu rendimento pra mim foi abaixo do esperado, devido à minha própria displiscência e ao fato de eu relegar e postergar muito minhas tarefas.
ResponderExcluirNo geral, apreciei a matéria e seu método de lecionar, mas sei que poderia ter sido muito melhor se eu tivesse me focado mais.
Lukas Correia A. Silva 21038313
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo em Conhecimento e Ética, disciplina que cursei no quadrimestre anterior, continuo achando ótima a escolha da utilização do blog como método de avaliação, na medida em que estimula a leitura e compreensão e auxilia a fixar e refletir melhor sobre o contexto abordado. Por meio dele, foi possível realizar a exposição de ideias através do contato com o pensamento de vários autores, o que é ótimo para a formação acadêmica.
ResponderExcluirEm relação às aulas, gostei do modo como foram ministradas, principalmente com a sequência aula expositiva – seminário, a partir do meio do quadrimestre. Pois, além de torná-las mais dinâmicas, durante as aulas expositivas era possível ter uma ideia sobre a teoria de cada autor, dando base para o trabalho a ser feito, e durante as aulas de apresentação dos seminários, a teoria era reforçada com um debate, o que ajudou na fixação da mesma e colocou em prática as leituras que fizemos no decorrer da disciplina. Além disso, foi uma nova maneira de preparar seminários, visto que o foco estava em apresentar situações a serem discutidas com a classe, e não somente em apresentar um conteúdo.
Com relação ao meu desempenho, julgo ter sido satisfatório. Realizei todos os comentários propostos dentro do prazo estipulado (tendo feito a leitura dos textos e outros materiais), assim como os trabalhos (individual e em grupo) e acompanhei grande parte das aulas. Tentei aproveitar da melhor maneira possível o conteúdo exposto e me empenhar para expor de forma clara meus pensamentos. Acredito que foi possível compreender em grande parte dos textos a visão dos autores selecionados e assimilar o essencial de cada tema.
Enfim, gostei muito da disciplina e acho que a maneira como ela foi aplicada foi ótima. Os autores e textos apresentados foram essenciais e muito bem escolhidos, sendo importantes para o desenvolvimento intelectual de qualquer aluno.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa presente disciplina fui capaz de construir uma visão mais adequada para com a justiça vigente na sociedade brasileira e, em alguns casos para com a justiça vigente em outras sociedades, bem como perceber as falhas das mesmas e seus pontos positivos.
ResponderExcluirA partir do debate construído pelos filósofos do direito estudados ao longo desse quadrimestre que nos forneceram critérios de análise distintos em suas teorias, foi possível perceber a conexão com outras matérias já cursadas complementando e restaurando conceitos. Fazendo com que, mais uma vez, a proposta de interdisciplinaridade fosse cumprida.
Como já havia cursado conhecimento e ética com o senhor, uma comparação entre as metodologias abordadas foi logicamente realizada.
Nessa matéria pude aproveitar melhor os conteúdos estudados provavelmente pela nova dinâmica proposta pelo professor que incluía aulas introdutórias seguidas de seminários com temas a serem debatidos.
O material em vídeo foi o que mais me agradou dentre os disponibilizados, pois pode ilustrar bem mais aquilo que era exposto nos textos de cada autor, contudo devo confessar ter sido bem mais exaustivo a realização de comentários dessa vez já que a quantidade de conteúdo a ser verificada era muito extensa o que me obrigou muitas vezes a priorizar o que seria por mim estudado para a realização do comentário, mas esse impasse não foi considerável a ponto de não poder ser realizado um apanhado coerente.
E por fim, a produção do paper se demonstrou bem mais trabalhosa que a da matéria de conhecimento e ética apesar de o aprendizado obtido nesse processo ter sido maior que o anterior, o que de fato me agradou bem mais já que aprender é algo bem mais importante na minha concepção do que a obtenção de notas que são só uma consequência do processo.
Luana André Assumpção (21054013)
A disciplina de teorias da justiça assim como o esperado me despertou muito interesse, pois nunca tinha tido contato ou qualquer informação sobre os temas abordados. A maneira como as aulas foram ministradas também me agradou, os debates e seminários deixaram as aulas semanais mais dinamicas e menos maçante, de modo que pude absorver mais conteudo.O blog continua sendo uma otima ferramenta, pois alem de ter um bom matérial é possivel analisar a opinião dos colegas. E também é bom saber que sempre que necessário, posso acessar o site para tirar alguma dúvida ou obter infomações.
ResponderExcluirAs avaliações foram justas, de acordo com o que o professor passou em sala e eu tentei participar de tudo dentro do possível, com comentários, seminários e o paper.
Obrigada Professor Peluso, foi um prazer e até breve!
Lais Sayuri Suzuki
RA 21068213
A partir dos conhecimentos adquiridos em aula, pude ampliar o meu campo de visão acerca da Justiça e as implicações de sua aplicação. Hoje, posso apontar claramente as habilidades que conquistei no decorrer da disciplina e que, certamente, farão toda a diferença para minha formação pessoal e profissional.
ResponderExcluirQuanto aos métodos de aprendizagem, achei bem interessante o Blog, pois desse modo eu pude ter acesso ao conteúdo da disciplina de uma maneira mais simples, e o mais incrível dessa experiência foi poder debater com os meus colegas sobre o tema, mesmo de forma indireta na maioria das vezes, por meio dos comentários no Blog. Desse modo, pude confrontar as minhas próprias opiniões com as dos meus amigos, e, assim, repensar alguns conceitos erroneamente enraizados nas minhas concepções individuais.
Já as aulas foram ministradas de forma muito clara, como uma complementação dos excelentes textos e vídeos postados no Blog. Acredito ter sido muito benéfico até mesmo para o professor, pois os alunos já puderam adquirir um conhecimento prévio sobre o tema antes mesmo da apresentação da aula. Porém, a meu ver, mesmo com a excelência do material didático, o conteúdo exposto em aula é de fundamental importância, pois pequenos detalhes só foram notados graças às argumentações do professor Peluso.
Por fim, acredito ter fixado mais do que o essencial do conteúdo da disciplina. Acompanhei praticamente todas as aulas, fiz todos os comentários no prazo estipulado, com a devida leitura e reflexão de cada tema proposto, além de ter participado ativamente na elaboração do meu trabalho. Em suma, a disciplina “Teorias da Justiça” me fez crescer como ser humano e foi capaz de agregar diversos valores e condutas nas minhas ações cotidianas.
A disciplina de Teorias da Justiça foi, no geral, bastante interessante, principalmente pela escolha dos autores a serem estudados.
ResponderExcluirApesar de não estar presente em todas as aulas, foi possível compreender a maioria dos textos a partir do material disponibilizado no blog.A didática do professor é, em minha opinião muito boa, bem como sua receptividade à questionamentos e dúvidas.
Em relação ao método de avaliação, os comentários semanais no blog, requerem a leitura semanal de cada um dos textos, o que nem sempre é possível. Porém, parece-me uma forma eficiente de garantir que a maioria da leitura seja feita.
Os seminários foram uma boa ideia para garantir a participação dos alunos nas discussões, porém houve desorganização na composição dos grupos e escolhas dos temas.
Considero a didática do professor muito boa, porém acredito que o fato de não haver cobrança de presença em aula, nem grande relevância nas datas de realização dos comentários, leva muitos alunos a se desinteressam e desmotivarem da matéria no decorrer do quadrimestre.
Em relação ao meu desempenho, acredito que poderia ter aproveitado mais as aulas e alguns dos temas. Fiz todos os comentários, porém após a data limite. No demais, acredito que meu aproveitamento do curso foi relativamente bom, possibilitando a compreensão de algumas novas concepções acerca de justiça e liberdade, mas sem aprofundamentos.
Ana Cristina - 21062613
Nathaly Zenerato Ramazzini RA 21034713
ResponderExcluirAssim como na disciplina Conhecimento e Ética,gostei muito da abordagem do curso,tanto na forma da avaliação quanto na maneira como a disciplina foi ministrada,ainda mais com a possibilidade dos seminários diferentemente de Conhecimento e Ética.
Manter os comentários no blog foi novamente uma maneira de tentar nos manter dentro do assunto e de nos expressarmos quanto aos diversos temas abordados. Considero meu aprendizado nessa matéria satisfatório. Consegui acompanhar os temas e os autores trabalhados ao longo do quadrimestre, comentei em todos os temas disponíveis no blog, participei do seminário e entreguei o trabalho individual.Apesar de não estar presente em todas as aulas acredito que isso não tenha me prejudicado em relação ao meu desempenho e entendimento da disciplina.
Jonathan Leite Soares RA: 21073313
ResponderExcluirContinuo com a opinião de que o blog é uma ótima ferramenta, pois, facilita muito o acesso aos materiais que são utilizados, outro ponto positivo do blog é a oportunidade de poder dissertar sobre os autores semana após semana, podendo assim nos aprofundar mais sobre as teorias. E a ordem dos autores durante o quadrimestre foi muito apropriada para um melhor entendimento.
Um ponto que eu acredito que foi muito proveitoso para mim, e acredito que para toda a turma, foi a sequência aula explicativa – seminário. As aulas expositivas feitas pelo professor Peluso nos deram uma base para que nós pudéssemos fazer uma discussão mais proveitosa nos seminários. Os Seminários por sua vez fizeram com que, através dos debates, colocássemos em prática as leituras que fizemos no decorrer da disciplina, fazendo que o entendimento de tais teorias fosse mais satisfatório.
Dessa forma, acredito que meu desempenho na disciplina de Teorias da justiça foi satisfatório, mas ainda acho que meu aproveitamento poderia ter sido melhor, pois tiveram vários temas que eu não pude me aprofundar por conta do grande volume de textos e atividades que tivemos de outras matérias, no entanto, pretendo retomar a leitura de alguns autores, pois sei a importância destes temas para a minha graduação.
Boa noite Professor Peluso,
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de enfatizar que a forma como a disciplina foi estruturada fez com que as temáticas tratadas fossem, ao longo do curso, se complementando, o que facilitou a compreensão de conceitos e o entendimento dos alunos. A dinâmica das aulas proposta pelo professor facilitou ainda mais a compreensão dos autores, pois quando um grupo de alunos apresenta certa temática com o intuito de suscitar debate, tornam a aula muito interessante e os propósitos dos autores ficam nítidos, assim como as diferenças e pontos comuns entre eles.
Quanto ao meu rendimento na disciplina, acredito ter conseguido absorver os conteúdos de alguns temas propostos, não de todos pois tive problemas com a quantidade de obras para serem lidas e analisadas por se tratarem de textos densos e numerosos, o que fez com que me atrasasse nas elaborações dos comentários. Entretanto a dinâmica das aulas, que permite a visualização dos comentários dos colegas no blog, trazem uma nova perspectiva de construção e desconstrução de ideia formuladas e, a partir disse, ocorre o surgimento de uma nova forma de perceber os vários temas propostos em aula.
Fica aqui meu agradecimento pelos debates levantados em aula e pela forma como os mesmos foram mediados, bem como aos colegas pelas contribuições em meio aos seminários e aulas em geral. Bom recesso a todos.
Francisco Sergio Vasconcelos Coelho - 21078713
ExcluirA disciplina Teorias da Justiça me proporcionou grande conhecimento de um tema que eu não tinha nenhuma base. Eu achei muito interessante a escolha dos autores para bibliografia, pois os temas estavam dispostos no blog de maneira que iam interligando-se e complementando um ao outro.
ResponderExcluirA dinâmica do blog possibilita praticidade ao aluno pois todo o material que precisamos se encontra nele.
As aulas ajudaram bastante na construção dos comentários, pois a cada debate (em forma de seminário), refletíamos juntos sobre um autor, o que somava ideias para os comentários no blog.
O professor se mostrou grande dominador dos temas e sempre foi muito solicito com os alunos.
Acredito que aproveitei a disciplina a meu modo, apesar de não comparecer em todas as aulas, apreendi o máximo de conteúdo que pude através das ferramentas do blog.
A ideia do blog é muito boa, já que consegue concentrar todo o material de forma organizada e de fácil acesso; também achei interessante a maneira como os temas foram expostos, desde textos dos próprios autores até vídeos e outras plataformas que nos fizessem entender melhor a matéria, saindo do óbvio e motivando discussões dentro e fora da sala de aula. Também percebi que a ordem em que os temas foram propostos fazem sentido e foram muito bem pensados, já que, ao final do curso, somos capazes de associar e comparar filosofias de autores distintos, além de adquirir uma confiança maior ao falar de ética, moral, liberdade, direito e justiça.
ResponderExcluirEm relação aos comentários, gostei de ter um espaço em que eu pudesse escrever minhas anotações, observações e perceber o que eu realmente absorvi das aulas e do material, é uma forma de avaliação diferente, mas muito boa. A ideia de seminários mais dinâmicos, envolvendo debates atuais também acrescentou muito às aulas!
Claro que algumas aulas me interessaram mais, mas, no geral, gostei bastante da matéria e acho que consegui absorver bem o que o curso prometia.
Como já havia dito na avaliação anterior da matéria sobre Conhecimento e Ética, a ideia de um blog interativo no qual os alunos possam postar, de maneira rápida e dinâmica, suas observações sobre os autores sugeridos é muito boa e em grande medida inovadora. O conteúdo e as obras me ajudaram muito a conhecer diversas abordagens que eu não tinha a menor ideia que existiam sobre a ideia de justiça e a problemática liberal. Os seminários também foram muito importantes para que os próprios alunos buscassem a relação entre as teorias do autor e algo mais dinâmico, justamente para não ficarmos apenas em meras abstrações.
ResponderExcluirQuanto ao meu desempenho, acredito que consegui acompanhar razoavelmente bem, apesar de não ter conseguido acompanhar todas as leituras pelo volume de coisas que acabaram se acumulando ao longo do quadrimestre. Fiz o possível para acessar a maioria dos conteúdos interativos (como vídeos) recomendados para que o autor fosse melhor compreendido. Acredito que saio desse curso com uma bagagem interessantíssima e com um olhar muito mais apurado para as questões levantadas pelos diversos autores abordados.
Kevin Rossi Freitas, RA: 21071613
A ideia do blog, assim como foi usada previamente em Conhecimento e Ética é muito boa, principalmente pela parte da execução de comentários, que nos permite fazer a leitura dos textos e colocarmos nossa própria opinião a respeito.
ResponderExcluirAs aulas foram bem ministradas, com grande esclarecimento a respeito dos textos proporcionado pelo Prof. Peluso. A técnica da dinâmica em sala com o chocolate para propor um debate chamou minha atenção, pois foi muito sutil, porém gerou grande reboliço perante a discussão feita.
O material disponibilizado para o aprendizado era muito bom, principalmente porque grande parte dos textos era, de alguma forma, relacionada em algum ponto, o que permitia remeter às discussões passadas.
Além disso, a ideia dos seminários e debates foi interessante, pois motivou os alunos a participar e a trazerem algo a mais para a sala de aula.
Acredito que meu desempenho seja satisfatório, uma vez que não faltei em nenhuma aula, executei todos os comentários nos períodos determinados e compreendi as explicações e os debates.
Marina Souza Santos Almoinha Luizato - RA: 21019613
Andréa Aline de Faria 21039713
ResponderExcluirDesde a disciplina anterior que cursei, Conhecimento e Ética, eu gosto do sistema de avaliação por comentários em blog por acreditar que esta é uma maneira de aproveitar as possibilidades oferecidas pelas novas mídias.
O blog é uma ferramenta muita mais próxima da realidade atual dos alunos e ele torna os textos mais acessíveis.
Sem contar que esta é uma maneira de o aluno expor o que aprendeu sem a pressão de uma prova e com a liberdade de mostrar um pouco da sua opinião sobre o conteúdo.
Outro método que elogio é o seminário, que também considero muito melhor que uma prova, por estimular o trabalho em grupo, a pesquisa, a apresentação em sala e o debate.
Em relação ao meu desempenho, avalio-o como bom, pois eu fiz todos os comentários, pesquisei e apresentei o seminário, participei do debate e escrevi o paper precisamente.
No curso Teorias da Justiça, o modo de avaliação feita pelo professor Peluso foi assim como antes muito bom. O uso do blog como meio para os alunos expressarem sua opinião sobre a matéria nos permite absorver informações sem ter o estresse de ser obrigado a fazer mais uma prova ao longo do quadrimestre além de nos proporcionar certa liberdade pertinente à matéria. Também gostei muito dos seminários apresentados, creio que as aulas ficaram bem mais dinâmicas, pois dessa forma os alunos engajaram-se mais ao debate. Quanto ao conteúdo, achei bastante interessante a proposta do professor em analisar o debate filosófico sobre o liberalismo.
ResponderExcluirAvalio meu desempenho como bom, pois realizei todos os comentários, li o máximo de textos que pude, realizei o seminário e escrevi um texto final sobre o tema proposto.
Alexandre S.M. Pereira
RA:21070513
Bom dia professor Peluso,
ResponderExcluirMeu nome é Leonardo Tessaroto Buscarino, R.A: 21038613, e, como não cursei a disciplina de Conhecimento e Ética com o senhor, confesso que tive uma surpresa positiva com relação tanto ao método de avaliação, mas principalmente com relação ao método de ministração da aula.
Quanto ao meu desempenho, apesar de não ter faltado em nenhuma aula, atrasei alguns comentários e não me dediquei como eu deveria me dedicar, devido a fatores externos a UFABC.
Sara Aparecida de Paula RA: 21041713
ResponderExcluirPrimeiramente, gostaria de agradecer o Professor Peluso pelas aulas tão interessantes que tivemos, confesso, que saio deste curso com um novo olhar sobre a filosofia política.
Eu acredito que o método dos comentários do blog é bastante útil, porque temos a possibilidade de ter um aprendizado diferente e em nosso ritmo e ainda opinar com os colegas. Tivemos acesso à textos de autores muito importantes para nossa formação acadêmica, profissional e até mesmo pessoal, porque abre olhares para outras esferas da vida, portanto, isso foi muito importante para o meu crescimento.
Há ainda o fato da liberdade, a qual, na minha opinião, condiz com o sistema interdisciplinas proposto pela universidade do século XXI, e faz com que nós cuidemos melhor das nossas responsabilidades.
Também gostei bastante dos seminários, foram bem feitos e abordaram questões atuais bastante importantes, e gostei muito de trabalhar com os textos e vídeos de Michael Sandel.
Acredito que consegui fazer o possível para me dedicar à disciplina, fazendo os comentários no prazo, me dedicando ao trabalho em grupo e ao paper, então, estou satisfeita com o meu desempenho.
Como ocorreu na disciplina realizada no quadrimestre anterior, Conhecimento e Ética, acredito que essa forma de avaliação baseada no blog me auxiliou durante o curso. A possibilidade de produzir comentários sobre diferentes temas, ao longo do quadrimestre, funcionou como um estímulo à leitura ou à visualização das fontes propostas e permitiu maior participação minha. Aliás, os temas tratados e os materiais apresentados para elaborar os comentários foram muito bem selecionados.
ResponderExcluirQuanto às demais atividades realizadas em grupo (no caso do seminário), e individualmente (no caso do paper), funcionaram como um complemento ao estudo dos temas abordados na disciplina. Assim, considero que tive um aproveitamento satisfatório nesse curso.
Ana Caroline de Aguiar Coutinho RA: 21048113
O curso de Teorias da Justiça superou minhas expectativas, creio que toda a bagagem que conseguirei levar de todas as aulas, me deveram uma perspectiva política impressionante, iniciei o curso com medo de em alguma discussão, não conseguir saber me expressar, ou mesmo não usar um termo correto, mas as aulas me ajudaram muitos com isso.
ResponderExcluirForam ótimos os trabalhos e creio que todos se saíram bem nas apresentações, mas com certeza o que mais gostei foi das aulas sobre o Sandel, pois já tinha algum conhecimento e lido um dos livros dele e gostei muito dos debates em si. Obrigado pela dedicação professor!
Alex Juliano de Andrade RA: 21051713
Sobre o meu desempenho, tive alguns problemas no início para reservar o tempo que cada um dos textos necessitavam para a análise e reflexão ideal. Mas consegui me organizar e vi e li todos os videos e textos que o senhor nos apresentou, o que foi enriquecedor, levando em conta que nunca me interessei pelos temas apresentados e hoje tenho certeza que conseguiria me guiar em uma conversa ou debate sobre os assuntos.
ExcluirCreio que o melhor que consegui tirar da disciplina foi o fato de me sentir mais seguro e preparado para manter um bom nível de debate sobre justiça. Apesar de ter demorado para postar meus comentários, já havia lido e visto todos os videos e textos anexados nas atividades, que inclusive me ajudaram em outras matérias e em minha Iniciação Científica.
Além disso, gostaria de agradecer o senhor mais uma vez pela dedicação em aula e a preocupação com que levou durante todo o quadrimestre, esse curso.
As aulas da disciplina foram ótimas, principalmente pela dominação do professor sobre o tema, assim como diversos debates entre professor e alunos que fizeram as ideias fluírem melhor e a possibilidade de enxergar diversos pontos de vista. O material didático disponível era de excelente qualidade, gostei dos vídeos que deram uma exposição diferente aos assuntos, e dos temas diversificados, assim como o blog, que foi uma ferramenta prática para ter acesso ao material. Os comentários é uma forma de avaliação interessante, e nesta disciplina estavam melhor especificados. Os seminários foram excelentes, pois, dinamizou a aula. Por minha parte, sinto que abriu muito meu conhecimento em justiça e saio da disciplina com a certeza de que conseguirei manter uma discussão sobre o assunto em outras matérias, fiz todos os comentários e me esforcei para entender todos os temas.
ResponderExcluirNatália de Lima Pereira 21016913
A disciplina “Teorias da Justiça” chamou a minha atenção nesse quadrimestre, principalmente pela energia que o professor transmitiu ao tentar explicar e exemplificar as teorias dos autores estudados. Também reconheço a oportunidade que tivemos para debater os assuntos em cada aula, sempre discutindo o problema que o professor criava, a fim de nos instigar a pensar em argumentos que questionassem ao máximo as ideias dos autores.
ResponderExcluirAssim como em “Conhecimento e Ética”, também sou a favor da utilização de conteúdos multimídia em sala de aula, porém não gosto muito da utilização do blog, acho um pouco vago. Mas entendo que o uso de uma página na internet tem por objetivo disponibilizar o máximo de informações para consulta, só não concordo com os comentários semanais, pois o teor da obrigação em elaborá-los constantemente acaba transformando a tarefa em algo desagradável.
Em relação a minha participação nas aulas, apesar de ter faltado algumas vezes, me senti mais confortável para expor a minha opinião em sala de aula. Dessa forma, pude escrever os comentários com mais atenção e um bom texto final, sempre tentando seguir a linha de raciocino crítica demonstrada pelo professor em sala de aula.
Chego ao final do quadrimestre plenamente satisfeito com a conclusão das atividades da disciplina Teorias da Justiça. Por já ter cursado outra disciplina ministrada pelo professor Peluso (Conhecimento e Ética), já estava acostumado com a metodologia utilizada no que se refere ao uso do blog como ferramenta para intervenções sobre os temas propostos.
ResponderExcluirAcredito ter aproveitado o conteúdo disponível, já que realizei a grande maioria das atividades propostas no blog, bem como o seminário em grupo e o paper. O blog permite uma flexibilidade muito interessante, já que une conteúdo bibliográfico à acessibilidade digital. As aulas foram bastante esclarecedoras e me ajudaram a realizar intervenções online. A dinâmica dos seminários foi muito bem-sucedida, aumentando a participação dos alunos em sala de aula em discussões concernentes à sociedade e justiça. O confronto de opiniões enriqueceu meu aprendizado e me fez despertar o interesse para estudar mais profundamente a importância do diálogo na resolução de problemas.
Por fim, deixo registrado meu agradecimento e admiração pela postura sempre muito profissional do professor apresentada em sala de aula. Obrigado pelos 2 quadrimestres de aprendizado!
Guilherme Oliveira Lourenção
RA: 21071213
O método do blog é um bom método, pois possibilita que todos possam expressar sua opinião sobre os autores. Os seminários foram bem interessantes, pois ajudaram a trazer uma situação problema, desse modo, ficando mais fácil de entender a visão do autor.
ResponderExcluirQuanto a meu desempenho, considero bom, pois fiz todos os comentários, o paper e o seminário.
Isabela Nogueira Ambrosio. RA: 21086113
Natália Veroneze
ResponderExcluirRA 21025313
Me interesso pelo tema da disciplina, porém admito que não gosto muito do método de avaliação, baseando-se nas postagens do blog. Isso porque, apesar de não termos prova, o quadrimestre acaba ficando pesado, pois temos pelo menos uma postagem por semana, e os textos indicados para fazermos os mesmos são muito grandes, sem contar o material complementar como os vídeos (que considero de extrema importância, pois só a leitura dos textos pode ser maçante e não abriria tão grandes discussões como quando temos os vídeos). Assim, acredito que deveria haver uma indicação de somente 1 capítulo de cada autor por exemplo, deixando o resto da leitura como complementar (como aconteceu em algumas das postagens). Além disso, gostaria que tivéssemos uma aula na qual conversássemos mais sobre o paper, pois o tema é muito amplo, o que é bom pelo lado de que podemos escrever sobre aquilo que nos interessar mais, mas é ruim pois muitos não sabemos quais temas poderiam ser utilizados, então possuir alguns exemplos seria bom para termos um ponto de partida. Apesar de tudo isso, acredito que as aulas foram boas, principalmente devido aos temas e autores escolhidos e às discussões feitas em sala. Quanto ao meu desempenho, acredito que foi satisfatório, pois escrevi todos os comentários necessários e aprendi sobre todos os autores da disciplina, mesmo que um pouco superficialmente, afinal são muitos autores em pouco tempo, porém tive um aprendizado mais aprofundado dos comunitaristas e suas críticas a Rawls, já que esse foi o tema escolhido para o meu paper.
Gostei dos apontamentos da Senhorita Veroneze relativos a quantidade de leitura, se possível seria interessante apontar um capítulo principal.
ExcluirOlá colegas e professor. Os últimos três meses, ou quatro, de aula foram muito bons. Gostei muito da matéria Teorias da Justiça. Confesso que fiquei um pouco receoso, uma vez que o conteúdo se trata da filosofia liberal. Não houve nenhuma imposição ideológica por parte de ninguém, o que foi muito bom para os debates. Aliás, o conteúdo é muito rico, tanto dos liberais, quanto da via mais comunitarista.
ResponderExcluirO método usado do professor é muito bom, de fato, a liberdade dada pelo professor faz com que nós nos engajemos mais com a disciplina. Acredito que o desempenho de todos, inclusive o meu, foi muito bom. Pelo que percebi, a grande maioria fez todos os comentários e apresentaram seus seminários, tal como eu. A propósito, os seminários são uma forma muito mais dinâmica do que os trabalhos em vídeo propostos em Conhecimento e Ética.
O professor Peluso sempre nos instigava nas aulas e nos seminários. Realmente um dos melhores professor que já tive, dominava muito o conteúdo da matéria. Espero que senhor continue na UFABC para que possa pegar mais matérias, uma vez que tenho apreciado muito as matérias de filosofia do BCH e pretendo pegar mais algumas do bacharelado de filosofia como livres. Obrigado, a todos!
Gustavo de Lima Escudeiro RA: 21050613
Auto avaliação e avaliação da disciplina
ResponderExcluirAchei a disciplina excelente, desde o método moderno que ensina ao aluno a ter em vista suas responsabilidades e ao mesmo tempo dá a possibilidade de um contato maior com o professor prioritariamente para a queles que mais necessitam. A produção dos comentários no Blogue, as leituras indicadas sempre com textos classicos, comentários e vídeos, foram muito importantes e conseguiram suprir as necessidades para compreensão do pensamento dos autores indicados.
A conclusão com o Paper também é bastante interessante pois nos permite uma auto-avaliação do que de fato aprendemos e nossa capacidade de expressar isso em termos de um texto próprio.
Como sugestão acredito que seria mais adequado focar prioritariamente em um altor principal de cada corrente positivista, liberal igualitário, liberal conservador, comunitarista, etc. Assim poderiamos aprofundar alguns autores e comentar os demais neste contexto.
Sobre minha participação achei excelente o meu aproveitamento, tendo conseguido ter uma boa compreensão do pensamento destes autores propostos para a disciplina e conseguindo relacioná-los entre si e com a sociedade. Foi de grande proveito intelectual
WANDERSON COELHO PINHEIRO 21031713
O tema da disciplina me desperta grande interesse, pois é algo aplicável em nosso dia a dia como estudantes, como jovens de modo geral, através do embasamento que os autores estudados nos oferecem para formarmos opiniões. Todos os textos e autores propostos, foram capazes de gerar discussões sobre diversos assuntos nos quais nós apenas ouvimos a opinião de jornalistas falarem na televisão, ou em sites de notícias. A partir do momento que essas leituras, comentários, vídeos e debates geram reflexão, já são proveitosos.
ResponderExcluirO método de aplicação das aulas também é ótimo na minha concepção. Acredito que a leitura, seguida da exposição do conteúdo pelo professor e encerrado pelo seminário/debate dos alunos, é um meio de fixar e aplicar de modo "marcante" o que está sendo discutido.
Sobre minha participação nas aulas, confesso não ter sido assídua, porém acompanhei o blog, as leituras sugeridas, participei dos seminários propondo discussões e também contribuindo de modo geral para o debate do assunto a ser tratado, e acredito ter tirado grande proveito do conteúdo exposto em aula, principalmente do autor que foi tema do meu seminário, Isaiah Berlin, no qual era completamente desconhecido por mim e que hoje é um autor do qual admiro o trabalho e as ideias contidas em suas obras.
Ingrid Correia 21068513
A disciplinar apresentou de forma de simples e direta os conceitos das teorias da justiça, que fora o que o Prof.° Luis Peluso propora no início do quadrimestre, justamente pela grande quantidade de teóricos importantes nessa matéria junto ao escasso tempo que lhe fora dado para tal.
ResponderExcluirNesse sentido, verifico que o objetivo do curso, da parte do professor foi concluído pois sua proposta de apresentar um apanhado geral do que cada autor propunha foi satisfeito; outra característica fundamental para o sucesso do curso foi o gigantesco conhecimento que o dito professor tem do assunto, dominando-o completamente. Nesse sentido, há de se lamentar o pouco tempo para adentrar a conhecimentos mais específicos dos autores.
Quanto a minha participação, considero-a satisfatória, pois no início do quadrimestre nunca nem havia ouvido falar dos tais autores e nesse momento final de quadrimestre utilizo-me até de conceitos de muitos autores das Teorias da justiça para justificar políticas que exerceram ou exercem influências até a atualidade dentro das relações Internacionais que fora o curso a que me propus.
Raul Shizuka – RA: 21035612
Boa tarde, professor!
ResponderExcluirPara mim a matéria foi bem estimulante, assim como os textos propostos. Quando eu vi que teria "Teorias da Justiça", eu achava que seria um curso que trataria do Direito Constitucional vigente atualmente, mas não foi isso que tivemos e superou todas as minhas expectativas.
Por ter cursado "Conhecimento e Ética" com o senhor, eu já sabia que o sistema seria parecido, o fato da auto-avaliação e do blog, mas, sinceramente, a matéria de "Teorias da Justiça" foi muito melhor abordado, acredito que pelo fato de existirem os seminários, com os seminários, surgiu a possibilidade de um diálogo maior entre a classe e de uma troca de experiências, conhecimentos, exemplos, fantásticos, havendo uma melhor absorção do conteúdo pelos alunos, pelo menos comigo ficou bem mais fácil de entender os textos quando outros alunos levavam o tema e traziam exemplos quotidianos.
Continuo sendo adepta ao blog e os comentários que devem ser feitos aula a aula, pois é uma forma de gravar melhor o conteúdo e não apenas ficar como uma aula que simplesmente passou, ao fazer os comentários, acredito eu que seja uma forma de refletir o tema passado em aula, pois você fica sozinho com sigo mesmo e consegue entender de fato o que foi passado, ou não.
As aulas foram bem ministradas e não houve uma sobrecarga de conteúdo, sendo possível, acompanhá-las.
Com relação a minha participação e meu aproveitamento, eu me esforcei bastante para ler os textos, pois o conteúdo deles não era simples, fiz todos os comentários, procurei participar do maior número de aulas possíveis, tentei junto ao meu grupo do seminário, trazer exemplos que fossem interessantes de se debater e realizei o trabalho final. Portanto, acredito ter tido um ótimo aproveitamento da matéria.
Patrícia Gabriela S. Arcanjo RA: 21036813
Analisando todo o processo de comentários, leituras, seminários e dinâmica nas aulas, acredito que a disciplina acrescentou muito na formulação mais expressiva do conceito "justiça", que servirá de base para outras matérias que cursarei futuramente.
ResponderExcluirComo já havia comentado na avaliação da disciplina Conhecimento e Ética, a didática do blog é muito interessante, pois faz os alunos estudarem de uma forma bem mais natural, através de blogs (que fazem parte do nosso cotidiano na internet). Essa didática fornece uma liberdade na hora da escrita e expressão para o aluno, coisas que muitas vezes, em aulas e debates, não podemos nos expressar dessa forma.
Durante o quadrimestre, fiz a leitura de todos os textos obrigatórios para realização dos comentários e tentei, da melhor forma possível, expressar minha opinião sobre cada tema tratado na matéria. Assim como os comentários, o paper foi feito ao longo do quadrimestre, ou seja, a partir do momento que li tal autor que me interessou muito (Nozick), comecei a tomar nota de algumas de suas ideias principais para que no final, tivesse todos os pontos principais para ligar todos os conceitos e fechar em um único trabalho. Este também foi o autor escolhido para apresentação do seminário, cujo o processo de construção e dinâmica do grupo foi tranquila, ao mesmo tempo que aprendemos muito nas discussões anteriores ao seminário.
Concluo que aprendi muito durante o quadrimestre, e esse conhecimento adquirido será muito útil como base para outros saberes e opiniões sobre determinados assuntos acadêmicos e pessoais. Obrigada, professor, pelas aulas apresentadas.
Érika Watanabe (21070913)
Boa tarde professor,
ResponderExcluirCreio que dessa vez foi ainda mais fácil a interação com os métodos de avaliação da disciplina, o sistema do blog nos permite uma profundidade maior em cada tema debatido e acaba com aquele esquema de avaliação única, além de que, deste modo o senhor pode perceber a evolução de argumentação e composição de ideias no decorrer do curso.
Um aspecto do curso que eu realmente adorei foi a contemporaneidade dos autores tratados, me deixou com a sensação de que as teorias trabalhadas condiziam com a realidade que conhecemos, explicando melhor: na disciplina de conhecimento e ética os autores mais ‘antigos’ se afastavam em alguns pontos da nossa realidade, mesmo sendo muito importante estudá-los por tratarem-se de clássicos.
Creio que meu desempenho poderia ter sido melhor, tive dificuldade para compreender algumas teorias e descobri que o curso de direito é realmente complexo. Alguns textos tive que reler algumas vezes para conseguir chegar a uma compreensão mínima. Os seminários foram muito bons, as propostas de debate foram interessantes e ajudaram no entendimento da teoria.
Obrigado por tudo,
Naara Campos (RA 210503013)
Avaliação do curso: O curso de Teorias da Justiça mostra a forma diferenciada e interdisciplinar pela qual a UFABC se pretende na formação de seus alunos. Em relação ao curso ministrado pelo professor Peluso, achei a dinâmica do curso muito boa, tanto a ideia termos as atividades conduzidas via blog, como da divisão das entre aulas expositivas e seminários sobre os autores estudados. Considero flexível a maneira como o curso foi conduzido, pois nos permitiu maior liberdade na realização das atividades, bem como nos motivou a tomarmos a iniciativa, como na total liberdade de escolha entre autores e data de realização dos seminários. Um ponto negativo é a questão dos links de acesso às obras dos respectivos autores, grande parte não contém mais os arquivos.
ResponderExcluirAutoavaliação: Vejo minha trajetória no curso como satisfatória, apesar de sair com a sensação de que poderia ter comparecido a mais aulas, ou ter aprofundado meu conhecimento em um e outro autor cujas ideias me despertaram o interesse – como Berlin, por exemplo. Quanto a realização das atividades, fiz todos os comentários de acordo com meu entendimento e realizei o seminário.
Finalizo este curso com significativa noção acerca dos debates que permeiam questões como justiça, igualdade, sociedade, segundo a corrente liberal do pensamento, bem como da crítica.
Agradeço aos alunos e ao professor Peluso!
Michel Fagundes Ferreira RA 21077212
Olá professor,
ResponderExcluirGostei muito da disciplina. As ideias de liberalismo e comunitarismo se tornaram muito mais claras pra mim, pois eu tinha pouca familiaridade com esses temas e certa dificuldade em definir os dois conceitos quando eles eram mencionados em outras disciplinas, e hoje percebo que são complexos mesmo, mas que são muito mais claros para mim.
O fato de abordar diferentes teorias que falam sobre a forma como os membros de uma sociedade se relacionam entre si, e também sobre o relacionamento do Estado com essa sociedade (quanto às formas de agir formas de agir do Estado, direitos etc.), e diferentes visões do que seria uma sociedade justa, vi grande valia na disciplina para pensar temas do Bacharelado que vou fazer, que é o Bacharelado em Políticas Públicas.
A forma de abordagem dos temas, permitindo o debate e a tentativa de aplicar esses temas a problemas atuais foram muito úteis para que eu entendesse melhor os conceitos. Acho que não me adaptei muito bem à dinâmica de ter que fazer comentários num blog, mas acredito que seja porque foi minha primeira experiência assim. Gostei particularmente de fazer o texto final, pois optei por falar de sociedade e justiça pelo viés de um autor que não foi debatido em aula, e acho que o fato já ter uma base do que foi visto em aula tornou mais fácil o meu entendimento sobre a visão do autor que escolhi. O fato de não cobrar presença foi positivo para mim, que sou do noturno e tive que pegar a matéria de manhã porque o horário disponível a noite não encaixava na minha grade, pois pude conciliar com meus compromissos um pouco melhor, mas ainda assim consegui comparecer a boa parte das aulas.
Gostaria de agradecer a dedicação e empenho do professor para tornar as aulas atrativas e facilitar nosso entendimento do que era desejado que aprendêssemos na disciplina.
Att
Angelica Oliveira Nobre RA 21082913 – Turma A
Boa tarde professor,
ResponderExcluirA proposta do curso me agradou bastante. Com relação ao método de avaliação, acredito que seja um método melhor do que a aplicação de provas. Em relação aos seminários, creio que colaboraram para o debate de cada autor trabalhado na disciplina.
Em relação ao meu desempenho, frequentei a maioria das aulas, li quase todos os textos, fiz todos os comentários e apresentei também o seminário. Diante disso, creio que aproveitei bastante todo o material disponível e também as discussões ao longo do curso.
Alan Ferreira dos Santos RA: 21065813
Cursar a disciplina “Teorias da Justiça” com o professor Peluso foi muito satisfatório, principalmente em relação aos seminários e debates em aula. Não conhecia muitos dos autores tratados em aula, então, tive a oportunidade de expandir meu conhecimento em um tema que julgo de grande importância nas ciências humanas.
ResponderExcluirAlém de o tema me interessar, achei o método de ensino do professor muito eficaz. As aulas e as postagens semanais estimulavam a reflexão, o debate e argumentação. Em minha opinião, esse método é muito mais efetivo do que dar avaliações em formato de prova. Fazendo os comentários toda a semana e frequentando as aulas, aprendi sobre o conteúdo sem precisar decorar nada.
Os autores que mais me interessaram foram John Rawls, Robert Nozick e Michael Sandel, mas todos os outros autores acrescentaram muito ao meu conhecimento e renderam boas discussões e experiências em aula.
O blog foi uma boa plataforma para o desenvolvimento do curso, o material disponibilizado sempre foi de grande ajuda e de excelente qualidade. O fato de os comentários dos colegas ficarem expostos é outro ponto positivo, pois é muito interessante avaliar as outras opiniões e pontos de vista. Os trabalhos em grupo foram muito proveitosos, pois demandaram criatividade e poder argumentativo, o que é absolutamente necessário na nossa formação.
Fazendo uma autoavaliação, creio que absorvi todos os conteúdos de forma muito satisfatória. Poderia ter me esforçado mais na elaboração de comentários de alguns temas, mas, de forma geral, fiz todos os comentários com atenção, dedicação e interesse. Dessa forma, posso afirmar que aprendi muitas coisas na disciplina “Teorias da Justiça”, não só no conteúdo, como também na importância de praticar a reflexão e debater sobre as coisas.
Lara Rodrigues Alves RA: 21059213
Murillo Faria dos Santos Neri
ResponderExcluirRA 21045713
Da avaliação da discipina:
Segunda disciplina que eu fiz com o professor Luis A Peluso, e fiz excepcionalmente por concordar e gostar do método de avaliação e modelo de aula, a didática do professor é excelente, o modelo interativo dos comentários no blog e a participação da sala são métodos que eu acredito serem muito efetivos no aprendizado.
Da autoavaliação
Mesmo a filosofia não sendo uma disciplina que eu consiga absorver com facilidade, o roteiro da disciplina permitiu que eu conseguisse absorver o conteúdo por pontos. Primeiro os argumentos liberais e a defesa dos direitos individuais, depois a relação entre as pessoas e contribuição coletiva. Consegui absorver bem o conteúdo proposto, suficientemente para ampliar os conceitos acerca da discussão sobre justiça.
Nota: Na segunda aula o senhor pediu para escrever no trabalho final se o percurso das aulas tinha nos convencido em nos tornarmos liberais, portanto aqui está a resposta.
Talvez não tenha me tornado o novo Mises, ou Hayek, mas as aulas abriram minhas percepções acerca das contribuições tanto dos ideiais comunitaristas, quanto dos ideais liberais. Reconheço a extrema importância da ideologia liberal na construção e aperfeiçoamento do aparelho jurídico, e talvez mais importante do que me tornar liberal, compreendi a proposta dos autores.
Nota2: Estou sabendo da sua aposentadoria, gostaria de te agradecer pela contribuição na minha formação acadêmica, você de fato foi um professor que será lembrado, pelo carisma e inteligência, não só por mim, mas por muitos que tiveram a grande oportunidade de compartilhar a sala de aula com você.
Olá professor,
ResponderExcluirGostaria de falar que a matéria “Teorias da Justiça” me interessou e prendeu muito mais do que a estudada no quadrimestre anterior, “Conhecimento e Ética”. Gostei dos temas propostos e das discussões em sala, longas e cheias de opiniões convergentes. Como tenho certo interesse pela área do Direito (uma pena a UFABC não possuir este curso), a matéria acrescentou muito a minha formação. A utilização do blog, como na matéria anterior, é uma boa didática, mas os textos fornecidos eram bem densos e alguns tive um pouco de dificuldade para entender, mas é o esperado do tema. Ter de apresentar seminários também foi mais interessante do que ter de fazer um trabalho em grupo escrito, como da última vez, assim foi possível trazer mais discussões para a sala.
Em relação ao meu desempenho, estive presente em 96% das aulas, e apesar de não participar ativamente das discussões, absorvi bastante do que foi dito. Fiz todos os comentários, alguns, admito, que com um pouco de atraso, mas outros um pouco adiantados, para compensar. O ritmo foi puxado, mas deu para ministrar bem a matéria. Foi um prazer ter tido o senhor como professor nesses dois últimos quadrimestres.
Atenciosamente,
Lara Silva Obana RA: 21073413
Boa tarde professor! Já conhecia o sistema do curso pois fiz Conhecimento e ética com o senhor e me adaptei com a forma crítica da realizar os comentários em cima das aulas e literatura, acho um meio de avaliação muito válido. A literatura é excelente já que na Universidade temos poucas oportunidades de conhecer autores liberais, estava, assim, com grandes expectativas de abordar essa outra visão. Acredito que extrai ao máximo os conhecimentos disponibilizados e pretendo acompanhar mais trabalhos sobre o assunto.
ResponderExcluirRA:21070713
Olá, professor!
ResponderExcluirConfesso que estava meio relutante no início do curso, em parte por não gostar de filosofia e em parte por ter certo preconceito pelos autores liberalistas. Comecei a me interessar mais depois da elaboração do meu seminário (sobre Sandel), e acabei me identificando com as ideias de Rawls, que inclusive utilizei pra construir a problematização do meu paper.
Acredito que aprendi muito nas ultimas semanas, principalmente no dia de minha apresentação, em que houve a discussão acerca do casamento gay. Levarei muitos dos conceitos aprendidos neste quadrimestre para o decorrer de minha vida acadêmica.
Atenciosamente,
Jéssica Sandim Ramos - 21067313
Acho justa a metodologia proposta, uma vez que o blog facilita ambas as partes: O professor e o aluno. O que mais gostei de novo nesta disciplina (em relação à conhecimento e ética) foi a discussão de temas atuais com base nos autores propostos pelo professor. O curso atravessou uma grande linha temporal da discussão sobre justiça e teve a função de mapeamento em virtude de ora trabalhar com a escola comunitarista ou trabalhar com as escolas liberais.
ResponderExcluirLeonardo I. Vieira
21037913
Boa tarde professor!
ResponderExcluirJá conhecia seu método de ensino pois tinha feito a matéria de Conhecimento e Ética com o senhor no último quadrimestre. Minha opinião continua basicamente a mesma da que eu tinha postado no outro blog, a única diferença é que como neste quadrimestre tivemos a apresentação de seminários por parte dos alunos, acho que o aprendizado foi maior pois (pelo menos no meu caso) onde um dos autores da disciplina foi totalmente estudado a fundo.
Também mantenho minha opinião de que deveria ser feito um controle de presença pois a qualidade dos debates seria melhor se a sala estivesse cheia, Eu teria ido em muito mais aulas numa Segunda-Feira de manhã se houvesse lista de presença
Atenciosamente,
Henrique Bernardes Ciolfi
RA: 21021813
Olá professor,
ResponderExcluirAssim como muitos alunos eu estava com receio dos estudos que a disciplina de Teorias da Justiça poderia me trazer. Mas os textos disponibilizados foram otimos para minha aprendizagem, sou capaz de diferenciar os autores abordados na disciplina.
Estou feliz com meu desempenho em suas aulas, apesar de as vezes ter faltado. Sobre o Blog, me parece bagunçado, principalmente o visual dele, e alguns textos disponibilizados por links não permitem mais suas visualizações, tendo que procurar muitas vezes no Google.
O sistema de avaliacoes foi otimo, alem dos comentarios, que já eram bons em Conhecimento e Ética, passamos a ter seminarios, que ajudaram bastante nas discussões e aprendizado.
Acredito que houveram muitos buracos com relacao ao numero de alunos na classe, mas acredito que isso não afetou o desenvolvimento da disciplina, às vezes é ate bom para alunos que nao conseguem participar de aulas com tantos alunos.
Atenciosamente,
Dayane Gonçalves Costa - 21044313
Chego ao final do quadrimestre com minhas expectativas superadas em relação a disciplina, pois os temas abordados foram interessantes e chamaram a atenção. Os seminários foram muito produtivos, sempre com temas que nos faziam debater e pensar aquilo que o autor defendia. Minha sugestão é que os seminários com debate continuem, pois o aprendizado fica mais fácil, existe uma interação maior entre os alunos e o autor e os temas do debate facilitam relacionar a teoria com a prática, algo que é essencial.
ResponderExcluirAcredito que aprendi com os autores propostos, participei dos debates e estive presente nos seminários e nas aulas.
Penso que o sistema de blog é a melhor forma de avaliar a dedicação e aproveitamento dos alunos, pois demonstra o progresso na matéria ao longo do curso, então acredito que ele deva ser mantido em relação as provas.
Por fim, muito obrigado professor por esses dois quadrimestres juntos, desde Conhecimento e Ética e, por estar sempre a disposição de nós, para nos auxiliar no aprendizado e por sua postura perante os debates e as aulas.
A disciplina de Teorias da Justiça foi uma das mais interessantes deste quadrimestre. Primeiro, pela continuação do método de Conhecimento e Ética de avaliação dos alunos. Por meio do blog, o acesso ao conteúdo se tornou muito mais dinâmico e completo (diferentemente de outras disciplinas que não possuem esta plataforma e, assim, acabam dificultando o acesso ao conteúdo). O principal ponto positivo para mim foi a ideia de nos colocar em contato com os próprios autores, isto é, de disponibilizar as obras originais e não interpretações das mesmas. Ter contato com o que o próprio autor diz torna o processo de aprendizado mais sólido e aprofundado. Ainda em relação ao material, devo admitir que não houve um tema em que não demonstrei interesse ao ler os textos, sendo assim, considero os doze temas propostos pelo professor excelentes e convidativos à reflexão. Outro ponto positivo que ressalto da matéria é o convite à discussão que se levantava em diversas aulas (mesmo aquelas discussões que não ocorriam dentro da sala, mas sim fora), além do fato da aula não ser “monótona”, por mesclar aulas expositivas do professor e seminários. Outro fator que pude observar nesta matéria era o comprometimento dos colegas com as postagens no blog, com a realização dos seminários e principalmente com a colaboração, isto é, com a vontade que todos tinham de ajudar à quem precisasse. Do mesmo modo, o professor sempre estava disposto para ajudar em qualquer dúvida e sempre demonstrou um domínio excepcional em relação aos temas e assuntos propostos.
ResponderExcluirAcredito que assim como os demais colegas de classe, me comprometi com a proposta da matéria de Teorias da Justiça. Creio que cresci tanto em termos de embasamento teórico como em questões relacionadas a interpretações de justiça em nossa sociedade. Admito o atraso em um ou outro comentário, mas considero que não menosprezei em momento algum a disciplina e ressalto que me empenhei para realizar de maneira satisfatória tudo o que foi solicitado.
Matheus Nunes de Freitas - RA: 21031213
Professor, acredito que o curso cumpriu com seus propósitos de nos introduzir ao debate filosófico acerta da justiça partindo de determinadas perspectivas. Gostei da maneira como foi conduzido em sua totalidade.
ResponderExcluirAcredito que minha postura como aluno foi a que pretendi desde o início.
Pedro H. Pereira - 21015212
Boa noite,
ResponderExcluirA disciplina Teorias da Justiça foi interessante, os textos disponíveis são muito bons e a forma de condução das aulas foi bastante apropriada. Os debates trazidos pelos colegas durante as apresentações dos temas foram muito enriquecedores, pois traziam a visão do autor de uma forma diferente e dinâmica.
Eu aprendi bastante com a disciplina, era algo que não tinha conhecimento sobre praticamente nada. O embate trazido entre liberais e comunitaristas foi essencial para termos uma visão mais ampla do assunto.
Dáphine Marcelle Terra Americano
R.A: 11041811
Achei extremamente interessante o formato como o professor lecionou a materia de Teorias da Justiça. Era uma didatica que levava e incentivava a um debate educado entre as diversas opiniões da sala de aula.
ResponderExcluirOs trabalhos em grupo apresentados em sala incentivaram muito o debate sobre cada autor, o que contribuiu para uma aula dinâmica e para aumentar o nível de entendimento entre os alunos da sala. Acho que o blog foi uma boa forma de avaliação, pois todos os alunos saíram saindo do curso sabendo algo sobre todos os autores indicados.
Acredito que a minha participação em sala poderia ter sido melhor, ter participado mais de alguns debates. Fora isto, li todos os textos e fiz todos os comentários. O autoir que mais me surpreendeu e me chamou atenção foi Nozick, por isso fiz meu paper sobre ele. Apesar de ter uma visão contraria a dele, a partir dos debates em aula, consegui compreender o autor e ate concordar com algumas de seus ideias.
Carolina Becker
21081912
No quadrimestre passado cursei Conhecimento e Ética com o senhor, e posso afirmar que até o momento não encontrei na Universidade uma forma de avaliação que eu considere tão boa quanto a sua.
ResponderExcluirApesar da minha dificuldade de conciliar meu tempo entre esta disciplina e as outras , eu vejo essa forma de avaliação uma das únicas que realmente me envolva. Eu sou extremamente a favor dessa avaliação contínua. E uma das coisas que me agrada ainda mais é o fato de você disponibilizar todo o material necessário aqui no blog.Os temas abordados em Teorias da Justiça me despertaram um enorme interesse. O seminário também foi uma ótima experiência, a liberdade que tivemos para abordar os assuntos junto com a grande participação dos meus colegas fizeram com que fosse ainda mais significativo. Uma pena sermos a última turma de Teorias da Justiça, mas ao mesmo tempo um privilégio termos cursado essa disciplina com uma metodologia que tanto me agradou e com um excelente professor com quem faria muitas outras matérias caso ainda fosse possível.
Obrigada
Caroline
RA 21072613
Esperando abordar todos itens sugeridos pelo professor para a elaboração dessa avaliação, inicio falando sobre o Blog. Gosto da ideia do Blog e de sua aplicação, mas alguns links indicados como base para a realização dos comentários estavam corrompidos, algumas vezes ficava curiosa para saber o que perdi por não conseguir acessá-los, pois imagino que como o professor os indicou os mesmos deveriam de fato serem interessantes e importantes. Vejo em cada sugestão de material para apoio a sua atenção, porque os “links” que você faz são ótimos, gostei muito daquele vídeo do Rawls que falava sobre as cotas, por exemplo, pois a teoria aplicada é muito mais atrativa.
ResponderExcluirAssim como em Conhecimento e Ética, o programa proposto para as aulas de Teorias da Justiça foi excelente, desde a ordem até a literatura, de modo que eu, nesse sentido, não mudaria nada.
Na minha concepção, Teorias da Justiça é uma disciplina mais densa do que Conhecimento e Ética, e foi para mim a disciplina mais difícil do BCH.
Sobre o desempenho da classe eu não sei bem o que falar, porque há uma diferença do nível de domínio dos alunos sobre os temas muito grande. E muitas vezes, essa diferença ao invés de fazer com que os alunos que estão “mais atrás” se “igualem”, ela os inibe. E com a nova grade do BCH creio que tais diferenças ficarão muito maiores, porém menos evidentes, ao passo que antes até tínhamos uma base muito boa de conteúdos da filosofia, agora não mais. Eu considero as disciplinas relacionadas a filosofia um tanto difíceis, e embora aqui não seja o lugar, gostaria de registrar uma critica. A base filosófica é muito importante para a formação de todos os alunos, independente da carreira, mas o modo de ministração das disciplinas não é eficiente, porque vemos os conteúdos se repetirem demais. Acredito que deveríamos ter Temas e Problemas de Filosofia e Pensamento Crítico como uma única disciplina cujo o objetivo seria ensinar os alunos a pensar filosoficamente. Nascimento e Desenvolvimento da Ciência moderna e bases epistemológicas também deveriam ser uma única disciplina, para depois irmos para Conhecimento e Ética que nos daria “consistência” para aprender Teorias da Justiça. Finalizando esse “desabafo”, explico que o fiz para que ficasse clara a importância dessa disciplina e de um ajuste nas citadas, a fim de uma solução para a problemática com a qual iniciei esse paragrafo. Na medida do possível, o desempenho da classe foi bom, e os seminários também, porque alguns temas levados para os debates foram excelentes.
O sistema de aulas me agradou, mas eu prefiro que as aulas sejam ministradas apenas pelo professor. O fato de em uma aula o autor ser abordado pelo professor para depois acontecer o seminário, já muito melhor do que apenas seminário. Mas acho que funcionaria melhor se ao invés de falamos que os grupos farão seminários, eles apenas formulassem e provocassem um debate mais consistente, e produzissem um trabalho que convidasse os demais alunos a irem nos dias de suas apresentações para debater o tema que aquele grupo, de alguma forma, já haveria promovido.
ExcluirProfessor, muitos dos meus colegas terminam o quadrimestre com suas expectativas superadas. No entanto, eu termino um pouco frustrada porque sinceramente não acho que aproveitei como deveria a oportunidade de ter aula com você e de aprender com você. Isso por conta das minhas limitações em relação a filosofia, que por considera-las acredito que tive um bom desempenho na disciplina. Me esforcei para fazer os comentários, embora a qualidade de algum deles tenha sido afetada devido a demanda de atividades do quadrimestre, mas principalmente porque eu levava algum tempo para entender o que lia dos textos que você nos indicou. Acredito que essa disciplina deveria ser dividida em duas partes, porque assim poderíamos dedicar mais tempo às leituras, e fazê-las com qualidade, bem como os comentários.
Frente ao exposto, quero desejar que você tenha uma boa vida e também dizer que o número de alunos que assistem suas aulas não é proporcional a admiração que temos por você e, muito menos que a qualidade da aula não seja boa. Sugiro que quando não tivermos mais essas matérias na grade do BCH que você promova cursos de extensão sobre o conteúdo das mesmas.
Obrigada por tudo, professor!
Gostei bastante de como o curso foi ministrado e pude absorver e entender os autores de uma maneira muito melhor e mais completa com a introdução de debates nas aulas.
ResponderExcluirGostei também dos materiais disponibilizados no blog, principalmente vídeos que não se referiam diretamente aos autores estudados, mas permitiam um diálogo com as suas ideias. As explicações em aula e o desempenho da sala foram para mim excelentes, pois pude entender as ideias propostas pelos autores muito mais claramente com os debates e esclarecimentos do professor durante essa atividade.
Acredito que pude aproveitar bastante a disciplina e seus conteúdos, entendendo ideias gerais dos autores. As críticas propostas pelos autores, principalmente por Isaiah Belin, conseguiram me fazer refletir mais e até mesmo desconstruir algumas ideias políticas antes vistas por mim como prontas e inabaláveis.
Stefanie Gomes de Mello
21014113
Caroline Aguiar de Siqueira
ResponderExcluirRA 21055413
Fiquei muito satisfeita com a disciplina “Teorias da Justiça”, principalmente pelo fato de terem sido inseridos os seminários na metodologia do curso (diferente do que foi feito em “Conhecimento e ética”), pois despertou muito mais o meu interesse pelas aulas, e acho que essa reação foi quase geral na turma.
Gostei muito dos temas abordados, que sem dúvidas acrescentaram muito no meu conhecimento e na maneira de pensar daqui pra frente.
Aproveitando este espaço, já que não terei mais oportunidade de ter aula com o senhor, devido a sua aposentadoria, eu gostaria de agradecer pelos ensinamentos e dizer que foi uma honra tê-lo como professor durante dois quadrimestres, pois se mostrou uma pessoa muito inteligente e atenciosa com os seus alunos, e com certeza é merecedor do prestígio que possui.
Começando pelo paper, que foi a parte mais chata, para mim, considero que ele deveria ser opcional, como um acréscimo na nota final, por exemplo. Desprendemos muito tempo sobre ele e, em alguns casos, é entediante fazê-lo. Como disse na matéria Conhecimento e Ética, seria interessante se a aula expositiva contasse mais, com a presença e tal.
ResponderExcluirMas, em relação aos outros tópicos: O conteúdo literário foi ótimo. As aulas também, me fazendo até arrepender de não ter comparecido a todas desde o começo. Para quem é engajado com essas matérias de filosofia (o que eu diria se tratar de pessoas ímpares), acredito que a matéria tenha sido realizadora. Infelizmente, como vocês, filósofos, dizem, sou uma das pessoas que tende ao lado "sociológico" das coisas e, por isso, talvez não tenha me estimulado muito com a matéria.
A classe foi fantástica, os alunos que conheço sempre fazem pontuações inteligentes e interessantes acerca dos debates e da disciplina em si.
Enfim, é uma honra ter sido aluna de um professor tão conhecedor desses e de outros temas.
Andréia Carletti - R.A. 21080913
Quanto a disciplina Teorias da Justiça posso afirmar que: a literatura e os temas tratados foram sem dúvida de qualidade; o programa proposto foi eficiente para a aprendizagem para aqueles que buscavam a mesma; o sistema de avaliações foi satisfatório já que não ficou restrito a apenas um modo de verificação da absorção do conteúdo; quanto a classe, acredito que a mesma se envolveu com os assuntos, as discussões e os debates de maneira geral; sobre o blog, posso dizer que é uma ferramenta eficaz no que diz respeito a necessidade do aluno estar sempre conectado com a disciplina, com o conteúdo e com o material a disposição; por fim, mas definitivamente não menos importante, quanto ao professor, só tenho que agradecer a dedicação.
ResponderExcluirAcredito que tive um bom aproveitamento, já que realizei todos os comentários, de fato me envolvi com o meu seminário e me dediquei a confecção do meu paper. A disciplina me somou conhecimentos quanto as Teorias da Justiça.
Mariana Lima Araujo Malta
Achei que a disciplina "Teorias da Justiça" foi ótima pois, assim como em outra disciplina ministrada com a mesma estrutura (Conhecimento e Ética), ela possuiu uma dinâmica na qual eu aprovo, que seria o uso de comentários sobre os textos e temas abordados, já que ele nos dá a liberdade de nós mostrarmos o que entendemos do tema e como cada um de nós interpretamos o que lemos, podendo expressar nossas opiniões e ler a dos colegas. De fato, não tem como analisar quais alunos se esforçaram para compreender cada um dos temas abordados, mas acredito que esse deve ser o diferencial de uma universidade, que procura ensinar aos que querem aprender.
ResponderExcluirConfesso que gostei mais da dinâmica e dos temas dos seminários do que na matéria do quadrimestre passado, e acredito que isso se deve por causa da maior dinamicidade entre o grupo, o professor e a sala, houve um maior debate entre todos da sala, a maioria dos grupos concretizaram os conceitos abstratos e os tornaram mais dinâmico e facilitou o entendimento e o debate.
Os textos colocados na bibliografia são ótimos e, apesar de alguns serem de difícil leitura e entendimento e outros teorizarem modelos inimagináveis, consegui aprender muito com eles sobre a justiça, pois entre as várias visões de cada autor, pude ir entendendo mais sobre e até moldando a minha própria opinião. Enfim, gostei muito de ter tido essa disciplina e tirei o maior proveito que pude dela. E é uma pena que essa seja a última vez que ela foi ministrada, mas gostaria de dizer que mesmo assim eu gostei do método com o qual ela foi ministrada e faria elas de novo ou outras novas disciplinas que sigam o mesmo modelo.
Danielle Yamaguti - 21080813
A disciplina seguiu de forma parecida com a de Conhecimento e Etica, a literatura foi condizente com a proposta do curso, as formas de avaliação foram satisfatórias ( apesar de concordar com a colega acima em relação ao paper). Os debates foram interessantes, apesar dos pesares.
ResponderExcluirQuanto a minha postura como aluna não foi das melhores. Apesar dos autores serem muito interessantes, eu tive uma certa dificuldade para entende-los. Fiz todos os comentários e o seminário, porém não fiz o paper.
Espero poder entende-los melhor em algum momento(quem sabe no recesso).
Rebeca Polanowski Hammel - RA: 21042013
email: polanowski.rebeca@gmail.com
Na primeira aula de Teorias da Justiça, admito que fiquei um tanto quanto desconfiada quanto à abordagem de certos autores escolhidos pelo professor, pois liberalismo é uma frente política à qual nunca me interessei de fato. No entanto, me surpreendi, principalmente após a segunda metade das aulas, que entramos no comunitarismo, o quê, em minha opinião, torna a matéria mais interessante, por propor uma exposição de diferentes ideias com o passar do tempo. Em relação à forma de avaliação, mantenho minha opinião, como em Conhecimento e Ética, que também cursei com o senhor: o sistema de posts no blog é muito interessante, e admiro o senhor por adotar esse método. O aluno possui a autonomia de aprender em seu ritmo, com um tempo razoável para os comentários. O paper é outro método interessante, pois permite o aluno escolher um entre os vários autores do curso, e assim escrever sobre o quê ele tem mais interesse. Por ter cursado Conhecimento e Ética com o senhor, pude notar a diferença da forma de ministrar as aulas, de uma matéria pra outra, e acredito que isso se deva ao fato de que “Justiça” é algo que deve ser debatido – e, por isso, as aulas careciam de mais debates e participação dos alunos, o que o senhor sempre tentava promover. Creio que meu aproveitamento foi muito bom, e que absorvi bem o conteúdo exposto.
ResponderExcluirBárbara B. P. Cabrino RA 21071113
A disciplina de Teorias da Justiça foi muito proveitosa e interessante, pois o debate travado em aula era caloroso e incomodava-me positivamente tendo em vista que sempre tinha algo a dizer mesmo que minha indagação não se tornasse em falas propriamente.
ResponderExcluirEstive presente em aula num número significativo tendo em vista que nossa turma era pequena e muitos não compareciam.
Em relação à postura do professor, é inegável o domínio do conteúdo e o gosto que tem por lecionar. O professor Peluso é sempre aberto a dúvidas e as trata com extrema importância.
A escolha pelo blog, assim como na matéria conhecimento e ética é um método eficiente e prático de transmissão dos textos e o dinâmica de comentários faz com que tenhamos uma maior aproximação com as ideias do outro, o que é sem dúvida o objetivo da disciplina.
Em relação ao novo método de avaliação, os seminários. Devido a não cobrança de presença, muitos dos alunos não compareciam as aulas o que tornou difícil a distribuição igualitária dos temas e tornou a dinâmica desorganizada, porém, feitos os debates em sala houve sim, um grande aproveitamento e interação.
Meu desempenho acredito que tenha sido bom e condizente com a proposta já que me interesso pela área de direito e as leituras por tratarem de temas atuais despertam em mim um maior interesse. Fiz todos comentários, alguns com atrasos.No entanto, absorvi um pouco de cada autor.
Obrigada
Roanny Garcia de Medeiros - RA21055313
No começo as minha atividades foram postadas no período certo, depois com a quantidades de disciplinas e de exercícios que eram cobrados nas outras matérias e com a minha iniciação científica, e o estágio, comecei a ficar perdida e ser relapsa na matéria. Mas acredito que a didática do professor e os debates em aula engrandeceram muito minha opinião e minha formação pessoal.
ResponderExcluirOs slides passados pelo professor eram muito explicativos, os vídeos foram muito interessantes e as metáforas usadas para explica-lós eram muito bem feitas, as discussões com os colegas na aula foram produtivas e tive a oportunidade de melhorar minha perspectiva de certos assuntos, o blog foi uma ideia bem inovadora de avaliação, é eficaz para passar o conteúdo e saber a opinião dos alunos, o professor sempre foi muito atencioso tirando dúvidas e debatendo com os alunos. Uma sugestão seria fazer dinâmicas em grupo para socializar ideais.
Por já ter feito a matéria de conhecimento e ética com o senhor no quadrimestre passado, fiquei com muita expectativa sobre Teorias da Justiça. E essa expectativa foi alcançada.
ResponderExcluirApesar de ter me ausentado em alguma aulas, os textos disponibilizados no blog me fizeram refletir muito sobre essa questão que antes nunca nem tinha me passado pela cabeça: o que é justo? o que é uma sociedade justa?
Gostei dos autores liberalistas, porém os comunitaristas, principalmente Sandel, me surpreenderam e com certeza que aprofundar meus conhecimentos sobre eles.
Para mim, esse sistema de avaliação contínua baseada no blog é a melhor que já vi. Nos proporciona liberdade e controle sobre nossos estudos.
Foi uma honra assistir suas aulas. Sua maneira de despertar debates e de lecionar me despertou uma vontade muito grande em seguir a carreira acadêmica. Com certeza o senhor será minha inspiração.
Atenciosamente,
Erika Mendes
(21027413)
Achei Teorias da Justiça uma matéria bem complicada, são diversos autores que, mesmo estando dentro da mesma corrente ideológica, diferem suas teorias em inúmeros pontos.
ResponderExcluirQuando foi apresentado que teriam seminários como forma de avaliação, fiquei apreensiva, não pensei que funcionaria por causa da complexidade dos autores, mas pelo contrário, funcionaram muito bem! O debate criado em sala se aproximou ao debate que criado entre liberais e comunitaristas.
Quanto a forma de avaliação achei ótima, as postagens semanais no blog tornam-se mais "leves" do que uma prova tradicional seria, e os seminários trouxeram ótimas discussões.
Obrigada,
Andressa Alves - 21081013
Olá, professor! Sobre a forma como a disciplina foi dada, eu realmente gostei. Através dessa dinâmica de comentar os textos no blog para posterior discussão em sala, além do desenvolvimento de trabalho em grupo e individual, a experiência em 'Teorias da Justiça' foi mais enriquecedora para mim do que se fosse feita da forma tradicional.
ResponderExcluirCom as leituras (algumas vezes bastante densas – como foi no caso daquelas utilizadas para se trabalhar Habermas, autor/tema do meu grupo, p. ex.) das obras indicadas, fixei vários aspectos que considero importantes para a minha formação, tanto acadêmica quanto pessoal. Ter acesso às diferentes concepções formadoras da então Filosofia Política foi interessantíssimo! Por fim, agradeço pelas aulas e desejo tudo de bom para o senhor!
Salve Peluso!
ResponderExcluirConfesso que gostei muito do curso de Teorias da Justiça. Em relação ao blog, particularmente, gosto muito da ideia, pois, acredito que dissertar sobre cada autor semanalmente, faz com que se aprenda uma quantidade razoável de conteúdo. Mas o que aconteceu, pelo menos no meu caso, é que encontrei muita dificuldade em acompanhar o conteúdo do curso. Em diversos casos, precisava realizar comentários de textos bem extensos, e não conseguia dedicar-me inteiramente, devido à provas e trabalhos das demais disciplinas. Sendo assim, não consigo constatar se este problema ocorreu somente comigo, ou com os demais alunos. Creio que o conteúdo foi muito bem dividido, os autores muito bem selecionados, mas o problema foi quanto à organização do tempo com as demais disciplinas. O curso foi, na minha opinião, um dos mais difíceis do BCH. O que ajudou e muito na compreensão dos textos, foram as aulas. As aulas mostraram que o professor tem um domínio excepcional dos conteúdos, e todas as dúvidas foram sanadas na aula, e quando não esclarecidas a primeiro momento, o professor foi muito solícito em responder cada uma delas. Em suma, considero a ferramenta do blog de muita importância, mas o problema é mais profundo, visto que a UFABC possui um sistema quadrimestral, que por si só, já deixa um pouco mais corrido o andamento das disciplinas, mas deixo aqui claro que sou totalmente a favor do sistema quadrimestral.
Como já dito, o professor teve um desempenho excelente ao ministrar o curso, o único problema que encontrei foi ao separar os grupos de seminários, pois, ficou um pouco confuso como ocorreria a divisão, devido à quantidade de alunos matriculados. Creio que seria importante, uma seleção mais clara dos temas, se não por aula, em um post exclusivo em que todos pudessem interagir e escolher seus temas.
Em relação ao meu aproveitamento, creio que consegui absorver todos os conteúdos, poderia dissertar tranquilamente sobre a maioria deles, mas não fui além disso. Acredito que fiquei um pouco “sobrecarregado” esse quadrimestre, e por isso, não consegui atingir um nível alto em diversas disciplinas. Mas no geral, não considero que fui ruim no curso, antes, embora as diversas falhas que cometi durante o quadrimestre, consegui aprender a grande parte dos conteúdos.
Matheus França
Confesso que, de primeira, não me interessei muito pelo assunto que a disciplina propôs para debate. Além do mais, considerei as aulas sobre Kelsen e Rawls não tão interessantes. No entanto, com o decorrer do curso, as discussões realizadas em classe me chamaram a atenção para o debate, e então passei a me aprofundar mais nas leituras e a me envolver mais nas aulas.
ResponderExcluirAchei a literatura abordada pela disciplina muito interessante; o uso do blog muito eficiente e diferenciado; e o paper como avaliação também muito bom, uma vez que dá uma liberdade maior ao aluno de escolher o tema com o qual melhor se identificou para discorrer mais sobre.
As aulas foram ótimas, e com certeza devido a ótima postura e dialética do professor. Minha turma não tinha um grande número de alunos, mas participou ativamente do debate.
Quanto a meu desenvolvimento, considero muito bom. Tive quase 100% de presença nas aulas; fiz todos os comentários (apesar de eventuais atrasos); e sinto que absorvi muito da teoria de alguns autores, e pelo menos um pouco de alguns outros tratados durante o programa da disciplina.
Victor Sant'Anna Debone - RA 21042312
Fiquei interessada pela disciplina assim que pude ver os autores que estudaríamos, pois sempre li autores com uma posição ideológica contrária ao liberalismo, logo posso dizer que foi uma experiência muito interessante, pois me desafiou a tentar pensar e tentar entender a sociedade e toda a concepção de justiça de uma forma que eu nunca tinha pensando. Gostei bastante das aulas e do modo como o professor nos provocava para que questionássemos toda a nossa forma de encarar uma sociedade justa, até participei mais do que costumo participar, justamente porque ficava a todo o momento tentando entender a forma como esses autores construíram suas linhas argumentativas.
ResponderExcluirA ideia de blog não me agrada muito, mas não é nem por questões metodológicas, é que eu, particularmente, sinto um pouco de dificuldade em seguir um prazo para elaboração de um comentário sobre o conteúdo estudado, tanto é alguns comentários não consegui postar na data prevista.
Por fim, creio que assimilei bastante da teoria apresentada, consigo fazer a associação entre idéias e autores, sinto que foi extremamente válido cursar essa disciplina, pois me mostrou uma forma de pensar que deve sim ser considerada quando se debate a questão de justiça.
Camila de Oliveira Santos RA: 21027913
Acredito que a carga desse quadrimestre tenha me desestimulado a dar mais ênfase no estudo desta disciplina, diferentemente de Conhecimento e Ética que também cursei com o senhor - apesar de achar que Teorias da Justiça tem uma abordagem mais atraente que a primeira. A ferramenta de avaliação através de postagens no blog, ao mesmo tempo que pude mais facilmente conciliá-lo de acordo com minha disponibilidade, me deu um “excesso de liberdade” de não assistir a algumas aulas, já que poderia muito bem ler os textos em casa - mesmo achando que as aulas direcionadas a debates sobre os autores estudados eram interessantes e requeriam uma maior participação de nós alunos.
ResponderExcluirSe pudesse mudar algum aspecto em relação ao conteúdo estudado, eu diminuiria os autores estudados para podermos especificarmos nos mais importantes e estudá-los por mais que uma semana.
Fora isso, professor, sei que o senhor entende muito sobre o que foi abordado nas duas disciplinas; foi uma honra poder cursá-las de forma tão diferente como o senhor as ministrou, obrigada!
Fernanda Tokuda de Faria - 21071013
Boa noite, professor!
ResponderExcluirTeorias da Justiça foi a disciplina responsável por inúmeras reflexões durante o quadrimestre. Foi uma experiência muito válida quanto às nossas revisões de conceitos e por acrescentar conhecimento através de discussões saudáveis, as quais nos deram a oportunidade de vivenciar com argumentos distintos, alguns até, que nunca tinham sido levados em consideração.
As participações nos debates foram responsáveis por estimular o senso crítico de cada aluno em sala de aula. Com destaque para o posicionamento do senhor durante os mesmos debates.
Por fim, acredito ter tirado grande proveito da disciplina. Espero que também tenha sido uma ótima experiência para o nosso ministrante.
Isabel S. Klug - 21068913
Prof. Peluso,
ResponderExcluirGostei muito de conhecer os autores que vimos em Teorias da Justiça, só acho uma pena termos tão pouco tempo e conhecermos muito superficialmente cada teoria. Gostei bastante de John Rawls, por isso fiz meu paper baseado em "Uma Teoria da Justiça".
Quanto às atividades, achei os debates e exposições dos grupos muito boas e esclareceram bem os princípios de cada autor em questão.
O Blog, que dessa vez não deu problema (risos), acho uma ótima ferramenta, não opressora, que nos permite estudar em nosso tempo - eu, no caso, atrasei a postagem da maioria dos comentários, mas estão todos feitos.
Meu aproveitamento foi bom, cumpri com todas as atividades do curso, e consigo relativamente discorrer sobre os autores que estudamos em poucas palavras, como fiz durante os posts. Julgo meu desempenho na disciplina bastante satisfatório, pois realmente não há tempo em um quadrimestre para que possamos nos aprofundar mais sobre cada autor.
No mais, desejo-lhe boas férias e obrigada por todos esses anos de UFABC.
Abraços,
Jacqueline Anjolim
RA: 21007511
Nesta avaliação da disciplina de teorias da justiça, gostaria de dizer que gostei muito da inclusão dos seminários nesta disciplina devido a oportunidade que tivemos de aplicações reais das teorias, com discussões que acabavam por ilustrar de forma mais completa a tese de cada autor, assim como nos estimular a debater e argumentar, tanto a opinião do autor que defendíamos como a nossa própria como alunos, dado que as discussões em sala, resultantes dos seminários, foram sempre interessantes com as oposição de opiniões.
ResponderExcluirAinda sim, a exposição das teorias em sala previamente feita pelo senhor, ajudava a nos contextualizar para a discussão, sendo assim esclarecedora.
Quanto ao uso do blog, este continua sendo uma ferramenta muito eficiente para os estudos, dado que as postagens de comentários incentivam a leitura dos textos, além do acompanhamento materiais complementares, como vídeos e entrevistas, que juntamente com as ideias apresentadas durante os seminários, formalizaram a concepção de cada determinada teoria.
Contudo, o que atrapalhou o processo foi o curto tempo que tivemos para entender cada autor, até porque algumas teorias eram muito densas, assim nào me dediquei tanto como gostaria, marcando mais frequentemente somente minha atuação em sala que no contato com o blog, ainda que tenha feito todos os comentários.
Em relação a minha avaliação, considerando que fiz todos os comentários pedidos, apresentação do seminário e o paper, acredito ter aproveitado a disciplina, ainda que gostaria de ter tido um maior contato.
Abraços,
Aline Guarnieri Gubitoso - 210011713
Olá, professor!
ResponderExcluirJá no primeiro dia de aula me surpreendi positivamente com a sua postura em relação aos alunos, pois descobri que é possível termos o direito de conhecer melhor e contestar, de certa forma, os métodos avaliativos empregados pelo professor e também como será ministrada a disciplina, como será feita a transmissão dos conteúdos definidos pela ementa e até mesmo se o professor adotará a ementa em sua disciplina. Outra coisa que achei interessante foi o fato de o senhor ter dado foco para o debate liberal sobre a justiça, permitindo com que eu aprendesse mais sobre essa corrente de pensamento e pudesse ter mais esclarecimentos sobre ela.
Em relação ao material didático, embora eu não tenha bagagem teórica suficientemente ampla para opinar com mais propriedade, acredito que tenha sido capaz de dar conta dos conteúdos que o senhor passou em sala de aula e achei interessante o fato de que não tínhamos somente textos para ler, mas também contávamos com a disponibilidade de diferentes recursos audiovisuais como músicas, vídeos, poemas e etc. que auxiliam na compreensão dos temas, a medida que possibilitam maior acessibilidade a assuntos de cunho mais abstrato.
Além disso, contamos com o seu auxílio nos momentos em que tivemos dúvidas em relação a como o trabalho em grupo poderia ser feito e percebi que há uma boa receptividade em relação aos alunos para que estes consigam encontrar esclarecimentos a cerca da disciplina e dos conteúdos.
Em relação à utilização do blog como ferramenta, como o senhor mesmo disse, “estamos no limite da tecnologia” (risos), pois apesar deste apresentar problemas devido a sua sobrecarga, não encontramos alguma outra ferramenta mais acessível (o tidia fica “fora de ar” com frequência, o whatsapp e o twitter foram modelados para transmissão de mensagens mais curtas, etc.), então tivemos que nos adaptar a esses problemas e procurar a melhor forma possível de lidar com eles, como no caso foi a criação de um novo blog.
Por fim, considero que essa disciplina tenha sido uma das que mais me causou inquietações e questionamentos durante o quadrimestre, a maneira com a qual foram expostos autores como Nozick e Rawls (por exemplo), o dia que o senhor despertou em nós uma boa reflexão sobre como os bens em nossa sociedade são distribuídos e se essa forma de distribuição é justa, trazendo uma caixa de bombons para a sala de aula.
As aulas foram muito instigantes, de forma que mesmo não sendo absolutamente necessária nossa presença, acabei frequentando praticamente todas as aulas (ao lado das minhas colegas Ligia e Caterine, sem as quais não teria sido possível haver tantas discussões relacionadas ao que debatemos em sala de aula).
Giovanna Fidelis Chrispiano
RA: 21005013
"As aulas foram muito instigantes, de forma que mesmo não sendo absolutamente necessária nossa presença, acabei frequentando praticamente todas as aulas (ao lado das minhas colegas Ligia e Caterine, sem as quais não teria sido possível haver tantas discussões relacionadas ao que debatemos em sala de aula)."
ExcluirForam ótimas discussões!
Boa noite, professor!
ResponderExcluirAcredito que Teorias da Justiça foi uma das poucas matérias que cursei onde o conteúdo proposto para o curso foi TOTALMENTE respeitado e isso foi excelente para o meu aprendizado pois, apesar de extensivo, pudemos fazer tudo dentre o período de um quadrimestre letivo sem sofrer qualquer tipo de preocupação externa.
Quanto às aulas ministradas, não pude levantar nenhuma queixa pois todas elas foram feitas com maestria pelo senhor e mesmo tendo algumas especialmente como favoritas (aula do Sandels), todas as aulas tiveram regularidade em serem ótimas! Um outro ponto importantíssimo foi que elas não foram de forma alguma monótonas, com auxílio de mídias e debates, tive uma experiência muito mais aprofundada do que obtive em outras disciplinas
Já quanto a literatura, achei necessária para a assimilação do conteúdo, contudo, muitos dos links desse blog encontravam inativos ou indisponíveis, sem contar alguns conteúdos em outras idiomas, o que acabou por complicar um pouco a vida daqueles que não possui fluência em um idioma estrangeira.
Quanto a minha avaliação, vejo que essa matéria foi a que eu mais adquiri bagagem nesse quadrimestre e essa bagagem vai muito além da vida acadêmica, com toda certeza me instruirá para a vida e fico muito feliz de ter cursado uma disciplina que me aperfeiçoa tanto quanto estudante, quanto ser humano.
Devido eu ter pego duas matérias a mais do que é considerado ideal, tive alguns contratempos para por os comentários em dia e/ou realizar a leitura, mas eu gostei tanto da matéria que mesmo já estando praticamente de recesso continuo estudando os temas em que sinto que não me desenvolvi muito bem.
A avaliação assim como o programa do curso eu acho impecável: sua forma de conduzir as aulas e a o processo de avaliação de forma clara e justa me fizeram ficar mais tranquilo quanto à prazos para poder focar mais no entendimento da matéria, assimilando ela e não "mastigando" o necessário para fazer as obrigações e jogar tudo no lixo.
Samuel Alencar de Sena - 21048913
Boa noite Professor,
ResponderExcluirA disciplina colaborou para “abrir” minha cabeça, e entender que nem sempre o que é justo para um é justo para o outro, e principalmente enxergar que existem argumentos bastante convincentes para cada tipo de linha de raciocínio. Antes tinha como justiça algo imutável, imposto pela sociedade, mas não entendia todo o pensamento por de trás da formulação das teorias. Fazer a disciplina com o senhor me fez pensar não somente o óbvio, mas contestar sob vários pontos de vista diferentes o que nos é imposto. Outro ponto interessante foram os filósofos estudados, não conhecia a maioria, e sei que ainda não os conheço profundamente, mas acredito que eles me deram pelo menos a base para uma discussão informal sobre justiça e outros conceitos, como liberdade. É realmente uma pena que este curso não fará mais parte da matriz do BC&H.
Não tenho dúvidas de que este senso que adquiri será muito útil não só durante minha vida acadêmica, mas também na minha vida profissional e principalmente na pessoal.
Os textos eram bem interessantes e a convivência com o blog já foi mais dinâmica do que na disciplina de conhecimento e ética, os vídeos usados foram importantes para o complemento dos textos e para direcionar nossos pensamentos. A ideia dos alunos levarem material para a discussão de cada assunto dentro da sala de aula foi inovadora e eu consegui entender um pouco mais sobre os autores devido ao debate com o caráter um pouco informal. Pude enxergar mais na prática suas proposições teóricas.
A organização, do blog e das aulas superaram as das aulas de conhecimento e ética, é inspirador como o senhor ouviu nossas sugestões e fez alterações em prol do bom funcionamento da disciplina.
Apesar dos meus comentários atrasados, acredito que tive um ótimo aproveitamento do curso. Fortaleceu meu senso de responsabilidade diante e apesar disto li os textos e vi os vídeos com muito empenho. Talvez tive certa dificuldade em me expressar, mas acredito ter feito um bom trabalho.
Por fim, gostei da disciplina e do modo que ela foi desenvolvida, mas o mais importante é que ela teve um impacto real sobre mim, meus pensamentos e me influenciaram sobre a forma como debater assuntos como este.
Priscila Testa 21071413
A disciplina traz discussões de extrema valia e a proposta de abordar autores e discussões contemporâneas foi muito interessante. O blog e os seminários ajudam muito na assimilação das teorias, principalmente, por sermos estimulados a refletir sobre suas aplicações e implicações. Além disso, a metodologia nos dá liberdade e autonomia na aquisição de conhecimento.
ResponderExcluirAcredito que, devido ao curto espaço de tempo, não pude me aprofundar muito nas teorias. Assim, meu conhecimento sobre o trabalho dos autores se limita aos temas sugeridos.
Olá professor!
ResponderExcluirApesar de não ter comparecido a muitas aulas, as poucas que fui achei muito interessante, o senhor faz uma abordagem bastante didática de uma leitura que não é muito fácil de acompanhar em sua completude por ser muito extensa, mas com os vídeos e as aulas os conteúdos foram muito bem ministrados.
Sobre a utilização do blog, eu vejo de forma positiva, dá ao aluno maior liberdade para administrar o tempo em meio a tantas matérias. Os temas tratados foram totalmente coerentes a ementa e ao propósito da disciplina. Considero o sistema de avaliações adequado. A respeito do meu aproveitamento, acredito que ele foi satisfatório, pois me empenhei para acompanhar as atividades, entregando os dentro do prazo e de acordo com o que era solicitado.
Vanessa da Paixão de Sousa.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessor pra mim a disciplina foi ótima e o modo como foi ministrada também, o senhor deu liberdade no início do quadrimestre para que viéssemos a dar nossas opiniões sobre o modo que decorreria a matéria, e também sobre os critérios de avaliação, sempre antecipando com bastante tempo todo o conteúdo, temas dos seminários que no meu ver foram muito bem produzidos e obtiveram tremendos resultados com debates fluentes e sempre de muito conteúdo na visão do autor que abordaríamos durante a semana. Muitos dos temas trazidos por meus colegas de turma me fizeram refletir bastante, devido muitos me parecerem tão simples e comuns, mas que no fundo eu mesmo nunca havia os encarado por julgá-los desse modo, mas no fundo, os mesmos escondiam seu real tamanho e problemática para resolvermos no nosso meio social. Enfim, fiquei muito feliz por fazer parte da última turma de Teorias da Justiça da Universidade Federal do ABC e também por ter tido o Senhor com tantos anos no meio acadêmico expondo essa matéria para mim e todos os demais colegas, muito obrigado por tudo e pela contribuição com seu trabalho nesses anos todos, parabéns!
ResponderExcluirOlá professor,
ResponderExcluirGostei muito da matéria como um todo ! O formato em que ela foi dada permite uma aproximação e dinâmica maior em aula, oferecendo também uma certa liberdade ao aluno permitindo depois os comentários no blog. A matéria em si foi muito diversificada e nos abre de modo grandioso os olhos para a pluralidade de visões e conceitos que existem no assunto da justiça. Como tive mais aprofundamento com o tema do meu seminário, Sandel, também tive a oportunidade de conheçer um autor inteiramente novo. Aulas com essa estrutura, como já tive em Conhecimento e Ética, nunca deixam a desejar.
Tive diversos problemas durante o quadrimestre no acompanhamento de datas, não somente nessa matéria, consequência de ter conseguido um emprego que acabou tomando mais do meu tempo do que previamente prometido, mas ainda sim tentei ao máximo fazer todas as leituras, assim como os comentários, e um bom seminário de forma a levar muito conhecimento da matéria comigo, o que consegui.
Obrigada.
Jennifer Nogueira Martinuzo - 21080513
Olá professor Peluso,
ResponderExcluirAcho o blog uma forma muito interessante de avaliação, na medida em que os alunos precisam ler constantemente o conteúdo da matéria, e principalmente, devem escrever algo de sua autoria, nos levando a desenvolver mais a habilidade de expressão de nossas opiniões.
Apesar disso, devo confessar que me cansei um pouco desse sistema. Fui da turma de Conhecimento e Ética no quadrimestre passado e então tive que realizar comentários por praticamente 8 meses, assim, pelo menos para mim, o que era inicialmente algo prazeroso de se fazer (já que prefiro me expressar através da escrita do que da fala), passou a se tornar algo monótono. Sendo assim, se fosse possível, eu daria a sugestão de que quando um mesmo professor fosse ministrar matérias obrigatórias em quadrimestres seguidos, que introduzisse algum outro sistema para que não tornasse o modo de avaliação tão maçante.
Deixando de lado as críticas, gostei muito da realização dos seminários pois estes possibilitaram uma discussão a respeito do tema proposto na semana. Além disso, achei a literatura indicada muito boa e coerente com o tema do curso.
Antes de me decidir por Relações Internacionais havia pensado em fazer Direito e foi interessante descobrir tantos autores que tratam do tema da justiça, dos quais grande parte nunca tinha ouvido falar.
Avalio meu empenho e aproveitamento como bons. Acredito que a leitura sobre a teorias da justiça é um pouco mais condensada do que outras que já li, e apesar de enfrentar um pouco de dificuldade inicialmente, posteriormente possibilitou que eu me familiarizasse mais com o assunto e expandisse meu conhecimento, agregando mais competências para minha formação.
Cinthia Cicilio.
Olá Prof Peluso,
ResponderExcluirPrimeiramente quero parabenizar por ministrar suas disciplinas de forma tão dinâmica e intrigante. Com a liberdade que dá aos alunos, com o material disponibilizado no blog e com os meios de avaliação que cobra aos alunos, faz com que nossa integração seja completamente diferente dos modelos ministrados em outras disciplinas. Essa é a segunda disciplina que faço com o senhor e tenho que admitir que gostei muito desse método. Acredito que desenvolvemos um conhecimento integrado sobre os autores do curso de uma forma espontânea e ao mesmo tempo crítica, o que faz com que realmente absorvamos o conteúdo.
Yasmin Magna de Oliveira - 11105312
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá professor,
ResponderExcluirAssim como na disciplina Conhecimento e Ética, eu pude adquirir muitos conhecimentos através de uma aula mais dinâmica e sem muitas pressões. Eu diria que é o tipo de aula em que o próprio aluno conduz, da maneira que acha mais proveitosa. Todo o material disponibilizado no blog, os seminários e discussões aquecidas ocorridas nas aulas destoam do modelo arcaico que muitos professores usam ao ministrar uma disciplina.
Quanto ao meu rendimento, confesso que é sempre difícil focar 100% em uma disciplina com tantas liberdades enquanto se cursa outras disciplinas em que os professores cobram muito. Porém realizei as tarefas básicas que foram solicitadas.
Obrigado!
Rodrigo Ferreira Gomes - RA: 21044113
Desde que cursei a disciplina “Conhecimento e Ética” com o senhor, já havia achado a ideia do blog bastante interessante. Primeiramente por conter toda a bibliografia disponível, separada de acordo com os autores, geralmente acompanhadas de vídeos que auxiliam na compreensão do tema. Também pelo fato de que os comentários, ao menos na minha concepção, fazem com que absorvamos mais dos assuntos tratados do que se tivéssemos que fazer uma prova, por exemplo. Analisar os textos e suas particularidades, em especial nessa disciplina, na qual entre as bibliografias pudemos encontrar certas divergências, autores que discordavam entre si é um processo que nos faz reavaliar nossa forma de pensar certas coisas. Quanto às apresentações, gostei bastante da forma utilizada para abordar os temas, provocar o debate com uma questão pertinente me fez compreender mais o autor e como seria a aplicação de sua teoria na prática. As aulas ministradas pelo senhor, sempre de forma muito clara, também foram essenciais para o meu entendimento.
ResponderExcluirAcredito que aproveitei consideravelmente bem a disciplina, contudo poderia ter uma desenvoltura ainda melhor, acabei atrasando meus comentários e, consequentemente, algumas leituras. Mas sei que levarei o que aprendi para a minha vida e formação.
Obrigada!
Olá, professor!
ResponderExcluirComo já havia feito conhecimento e ética com o senhor, já estava habituada ao sistema do blog, que penso ser bastante positivo. Sobre os temas abordados, foi muito importante entrarmos em contato com a literatura de autores contemporâneos, acredito que se não tivesse cursado essa disciplina talvez não conheceria suas obras.
Em relação aos textos propostos, alguns eram extensos demais para um curto prazo na realização dos comentários, mas diziam bastante a respeito sobre o pensamento dos autors estudados.
Pensando no meu desempenho, achei alguns temas complicados de entender, mas procurei ir às aulas para ter um melhor esclarecimento. Considerando os comentários, fiquei um tanto atrasda com ele devido alguns empecilhos que tive de realizá-los no início do quadrimestre, o que fez com que eles se acumulassem; contudo, realizei todas as atividades recomendadas.
Sobre o tema o paper, achei bastante abrangente, espero que goste do meu :)
OBS: Foi um prazer ter duas disciplinas com o senhor, pena que acabou!
Acho o blog uma ferramenta interessante, pois deixa disponível a qualquer pessoa as leituras e comentários que fizemos. Eu mesmo, antes de cursar conhecimento e ética e teorias da justiça, já havia lido algumas coisas no blog antigo para um trabalho de outra disciplina.
ResponderExcluirPercebo alguns problemas nos links, muitos não funcionam.
Não acho muito correto disponibilizar textos em outro idioma além do português. Sempre que me deparo com textos em inglês, fico pensando em como os meus colegas que não tiveram a oportunidade de fazer um curso, como eu tive, conseguem " se virar".
A possibilidade de discutir temas é algo louvável pra mim, algo que deveríamos fazer sempre, principalmente por estarmos num curso de humanas, mas o que acontece, geralmente, são aulas expositivas, palestras. Gosto muito deste modelo das suas aulas, em que o aluno é convidado a participar e pensar junto com o professor.
Confesso que poderia ter aproveitado melhor a disciplina, não atrasando comentários, por exemplo, mas as leituras de altíssima qualidade já valeram muito.
Avalio positivamente a disciplina na forma como foi executada. A diversidade de autores, e consequentemente teorias apresentadas ajuda os alunos a ter uma noção de seu posicionamento no debate sobre justiça. Porém, a meu ver, a abrangência tem um lado negativo que deve ser exposto: que é a falta de profundidade em autores que são mais relevantes neste debate. Entendo que Ralws teve um impacto maior que outros autores, acho que teria sido interessante termos aprofundado um pouco mais seu pensamento. Isso acarretaria na diminuição de autores vistos, mas entenderíamos melhor os restantes dos autores, visto que todos eles buscam criticar Ralws.
ResponderExcluirEnquanto ao meu desempenho, entendo que cumpri o esperado. Além de realizar todos os comentários e expor de forma crítica as consequências do pensamento de Alasdair MacIntyre, eu me tornei um aluno mas reflexivo na temática da justiça, não apenas nos pressupostos das teorias liberais. Entendo esse como maior triunfo deste curso.
Lucas Falcão Silva – 21009113
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCaro Professor Peluso,
ResponderExcluirAchei a disciplina "Teorias da Justiça" muito interessante, pois trata de um assunto que me desperta atenção: a filosofia política.
A ementa da disciplina, os temas tratados, o método de avaliação e principalmente a sua didática em sala de aula me agradam muito, de forma que a compreensão dos conceitos abordados me permitiram absorver e abrir espaço para uma formação de opinião e a possibilidade de discussões saudáveis em aula.
Sobre os links disponibilizados, pude notar que alguns encontravam-se quebrados e outros em idiomas estrangeiros. Na questão dos links, somos passíveis de encontrar outras alternativas para o entendimento das teorias filosóficas em outros planos da internet, mas sobre o estrangeirismo em certos textos, acho que para alguns alunos isso pode dificultar a compreensão da ideia que se espera ser absorvida por trás da linguagem.
Aproveitei a disciplina o máximo que pude, lendo os textos propostos, além de assistir alguns vídeos complementares, elaborando comentários sensatos.
Para finalizar, gostaria de agradecer e me sinto orgulhoso de poder cursar mais uma disciplina com uma das maiores (senão a maior) autoridade em utilitarismo no Brasil.
Professor Peluso,
ResponderExcluirAcredito que minha opinião ficou bem clara durante as aulas,não tenho do que reclamar,foi a melhor matéria do quadrimestre,gosto de toda a liberdade e flexibilidade que nos foi proporcionada e principalmente de abordarmos tantos autores e tantas visões,para que nos aprofundássemos conforme nosso interesse,pessoalmente aproveitei muito suas contribuições e seus exemplos pessoais além de ter fortalecido e aumentado meu conhecimento sobre o libertarianismo principalmente quando abordei o Nozick,e acredito que as aulas tenham tido um efeito positivo até sobre os coletivistas e defensores do estado máximo,fiz todos os comentários(apesar de não no período em que desejava) e tentei ser mais imparcial com minhas leituras dos autores,mesmo deixando minha posição clara.
Gostaria de finalizar dizendo que espero fazer IC com o senhor de alguma forma,ou pelo menos contar com a presença do senhor na banca do meu TCC!
Muito Obrigado por tudo Professor Peluso,lhe desejo uma boa aposentadoria,mas espero que continue presente na UFABC!
Lucas A. S. Mascaro 21073913
Professor, boa tarde.
ResponderExcluirComo havia colocado em minha auto-avaliação da disciplina Conhecimento e Ética, trabalhar com a plataforma do blog não me agrada muito, porém reconheço que é uma forma mais dinâmica de avaliação por permitir uma maior organização, principalmente pela quantidade de alunos nas duas disciplinas.
A ementa da disciplina foi muito bem organizada. É possível ter uma maior compreensão sobre os autores também pela ordem em que foram expostos, podendo-se identificar as diferenças e ideias comuns de cada um, sem maiores problemas.
Sobre minha auto-avaliação, creio ter aproveitado de maneira satisfatória os principais conceitos da disciplina. Este foi meu primeiro contato com o tema da Justiça e seus teóricos, e me agradou bastante poder obter mais conhecimento sobre o pensamento liberal, além daqueles do senso comum, podendo ter a oportunidade de me aprofundar sobre o tema. Por isso, creio que a disciplina trouxe uma bagagem muito significante para minha formação nas Humanidades.
Obrigada!
RA: 21055713
Professor,
ResponderExcluirna disciplina Teorias da Justiça, inicialmente, o conteúdo não era tão atrativo para mim quanto na disciplina Conhecimento e Ética, entretanto, com o desenvolvimento das aulas, percebi que pude me familiarizar muito mais com Teorias da Justiça. Acredito que principalmente com os debates provenientes dos seminários, o qual trouxeram maior dinamismo para as aulas, foi possível uma absorção maior do conteúdo, visto que a partir deles surgiram exemplos próximos da nossa realidade. Em relação a utilização do blog como método
avaliativo, assim como na autoavaliação da matéria anterior, eu continuo preferindo este método pois assim é possível fazer tudo com o meu próprio
ritmo, não me sentindo pressionada por ter um horário fixo em um dia fixo para realizar a atividade, como seria em um prova. Alem de que sem essa ideia de prova, não existe aquela história de decorar todos os autores propostos para passar na determinada prova.
Assim, acredito que dentro do possível com o quadrimestre, pude ter um aproveitamento satisfatório entre as aulas, comentários e o paper.
Carolline Constanzo dos Santos
21052113
Olá, professor, boa tarde.
ResponderExcluirA disciplina de "Teorias da Justiça" foi sem dúvida alguma a melhor deste quadrimestre e uma das melhores durante esse meu período na UFABC. Até então, nenhuma outra matéria havia realizado essa abordagem do pensamento filosófico do liberalismo.
As aulas teóricas foram extremamente claras e interessantes e os debates que ocorreram, mais ainda. Quanto ao blog, acho um pouco maçante fazer os comentários, mas não tem como não reconhecer a praticidade que ele oferece.
Considero minha participação na disciplina satisfatória. Estive presente na maioria das aulas, acredito que minhas colocações e dúvidas expostas contribuíram de maneira positiva ao debate, compreendi razoavelmente bem a maioria dos autores, mas acho que minha contribuição no blog deixou a desejar (atrasei praticamente todos os comentários).
Quanto ao professor, só tenho a agradecer. Não lembro de ter tido outros professores com conseguissem mesclar tão bem didática com domínio do assunto. Foi uma honra tê-lo como professor. Certamente não esquecerei tão cedo suas aulas, como já esqueci todas as demais que tive.
Lhe desejo uma excelente aposentadoria. Abraço.
Atenciosamente, Deyvisson Bruno (21004513).
Olá professor!
ResponderExcluirGostei muito de ter cursado a matéria, achei muito interessante os autores estudados e discutidos em sala.
Acho interessante a participação dos alunos além da sala no blog, pois possibilita nós compartilharmos conhecimentos mais aprofundados que não dá tempo de discutirmos na sala, fora que o blog proporciona maior flexibilidade na realização das tarefas. A melhor coisa das aulas foi a explicação clara e objetiva de cada autor e como eles se dialogam entre si.
Minha participação na matéria considero boa, assisti a grande maioria das aulas, fiz todos os comentários do blog, o seminário e o paper. Consegui adquirir um grande conhecimento sobre a área do direito e assim comecei a me interessar mais por essa ciência. Pretendo cursar outras matérias que aprofundem o assunto estudado no curso.
Victoria Caroline Barros Araujo
Olá professor,
ResponderExcluirFiz conhecimento e Ética com o senhor, e quando fiquei sabendo que o seria o senhor que ministraria Teorias da Justiça, não exitei em pegá-la. Assim como em Conhecimento e Ética, gostei da forma como o senhor avalia (pelo blog), acho essa forma de avaliação, uma boa forma de fazer com que os alunos vejam, mesmo que o mínimo, toda a matéria, e sem aquela cobrança de "decoreba" pra prova, e que logo após, o conteúdo é automaticamente excluído do cérebro!
Achei que os debates ajudaram ainda mais a entender e a fixar o conteúdo, tornando as aulas ainda mais intrigantes. Gostei dos temas abordados pelos colegas nos seminários.
O autor que mais me chamou atenção, foi o Michael Sandel, pela forma como ele conduz as discussões, nos levando à refletir sobre nossas próprias convicções.
Em suma, gostei da disciplina, tive bom aproveitamento, não tanto quanto eu gostaria, graças à ter entrado no meio do quadrimestre em um estágio!
Se houvesse a possibilidade de cursar mais matérias com o senhor, eu o faria sem pensar duas vezes!
Obrigada pelo curso! E bom recesso! Até breve!
Olá professor,
ResponderExcluirGostei muito dessa matéria, principalmente do Michael Sandel, ele abriu meus olhos pra um novo jeito de pensar a filosofia, que antes eu achava muito abstrata.
Acredito que, de todas as matérias que já fiz com o senhor, a forma de avaliar baseada nos seminários foi a melhor, isso tornou as aulas mais dinâmicas, ajudando a colocar o que foi estudado em debates que ajudaram no aprendizado da matéria. O modo como o senhor conectou os autores e suas ideias também foi excelente, pois me ajudou muito a absorver os pensamentos e teorias, além de me dar uma vasta gama de conhecimentos novos.
Obrigada e boas férias,
Jéssica Santos Rodrigues de Souza
Prezado Professor PELUSO,
ResponderExcluirDe fato, as disciplinas do eixo filosófico não são as minhas preferidas. Entretanto, apreciei Teorias da Justiça, não tanto pelos textos disponibilizados que o que tem de ótimos possuem de enfadonhos. Em contrapartida, as aulas do senhor são interessantes e os assuntos tratados em texto são bem mais interessantes, julgo que isso se deva a sua habilidade em prender a atenção dos alunos na aula.
Auto-avalio o meu desempenho como satisfatório porém aquém do que gostaria que tivesse rendido, por causa de forças maiores pessoais. Doe-me o conceito final B. Agradeço a oportunidade de ter outra matéria com o senhor e espero sinceramente que aproveite e seja feliz com sua aposentadoria. Obrigado,
EWERTON SOUZA MELO
RA: 21024013
Quando desenvolvia-se, as aulas de Teoria da Justiça, com o Professor Peluso, tornavam-se muito proveitosas no meio acadêmico e até mesmo divertidas.
ResponderExcluirCom a possibilidade de descrevermos em Blog o que aprendemos em cada autor estudado e aula desconstrutória, da teorias desses mesmos autores, o aprendizado acaba por melhor ser fixado. O Aluno consegue, por meio desse exercício, aplicar os ensinamentos dos autores e do professor em outras matérias, na construção de trabalhos, no desenvolvimento de sua carreira acadêmica e, até mesmo, em sua vida pessoal cotidiana. As apresentações dos Seminários Provam muito bem o que descrevi, o fenômeno de aprendizagem se tornou mais claro e autoexplicativo por meio dos próprios alunos, que foram capazes de desenvolver aulas e debates sobre as obras que escolheram.
A minha avaliação do curso, se pudesse descrevê-la em um conceito, certamente seria A, por todos os métodos que facilitaram a absorção de conteúdos complexos de uma área complexa como a Teoria da Justiça.
Referente a minha avaliação, considero ter desenvolvido muito em assuntos que até então não havia considerado tão importante como são. A questão da Moralidade na Justiça é essencial para que a própria justiça se prove válida, sem ferir ou desconsiderar nenhuma parte da sociedade que, em tese, seguindo os preceitos que foram escolhidos a seguir, não devessem sofrer por injustiça. Questões como "Não fui Eu quem matei, foi a Faca!" podem parecer banais mas, se analisadas como devem ser analisadas, podem trazer problemas para a funcionalidade judicial e cabe à aqueles que estudam tais questões dispor suas averiguações como intelectuais a tais afirmações e acontecimentos.
Me Considero merecedor de um conceito A por ter efetuado a postagem de todos os comentários no blog, ter comparecido as aulas, participado dos debates e, junto ao meu grupo, ter apresentado as ideias do autor Nozick sobre o Estado-Ultra mínimo e demais conceitos de sua obra.
Bruno da Rocha Rodrigues Costa
21057013
Romulo Camargo. R.A.: 21056613.
ResponderExcluirTive que mudar de horário na universidade por conta do trabalho, o que fez com que eu tivesse que mudar as matéria para o período noturno. Porém, como gostei muito da ementa e do plano da disciplina, resolvi mantê-la. Devido a mecânica da disciplina pude acompanhar o conteúdo mesmo sem estar presente em parte das aulas.
A mecânica da disciplina muito boa, possibilita uma autonomia do aluno de acessar os conteúdos, e o modelo de avaliação também, pois acompanha uma evolução do aluno, o desenvolvimento de sua capacidade argumentativa nos seminários. Creio não ser necessário falar da importância da matéria, pois é muito clara. O único pesar é que não teremos na universidade a oportunidade de utilizar dos seus conhecimentos e de sua vertente filosófica, que como conversamos uma vez, é difícil de ser adotada. Aproveite a aposentadoria!
Gostei bastante da temática do curso, os textos escolhidos, bem como os autores, foram muito bons. São pensadores importantes, que fundamentaram muito dos conceitos morais e éticos da nossa sociedade.
ResponderExcluirA mecânica do curso foi muito boa, as aulas participativas, temas interessantes. Acesso ao material foi muito bom, bem como o uso do blog.
Na parte da auto-avaliação, eu me daria o conceito A, pois li todos os textos, fiz os comentários e entreguei o trabalho. Tive um problema com os posts no início, descobri que minhas postagens não estavam sendo publicas, e tive que refazer tudo, mas isso me fez ler novamente os textos e estudar mais um pouco sobre cada autor,
Agradeço a oportunidade de ter podido assistir sua última aula, o último curso dentro a UFABC. Aproveite a aposentadoria.
RA 21073013
ExcluirAvaliação do curso:
ResponderExcluirOs autores estudados no quadrimestre foram bons, pois era possível fazer relações de complementação ou de oposição entre eles. Porém, havia muitos textos para serem lidos, o que dificultou na realização das atividades. Entendo que um bom embasamento teórico é necessário, entretanto, achei que a carga de leitura ficou pesada. Também gostei da forma em que a matéria foi apresentada: primeiro, o senhor começava pelas teorias e, depois, abria espaço para a apresentação de seminários que ajudavam na ilustração do conteúdo com fatos cotidianos, que algumas vezes pareciam abstratas demais.
Não consegui fazer todos os comentários, exatamente pela carga extensa de textos e por ter muitas dificuldades na área filosófica, o que me deixou às vezes um pouco desanimado, apesar de ter comparecido na maioria das aulas.
Os comentários que fiz foram poucos, admito, mas foram aqueles que eu entendi melhor, a ponto de ter capacidade para explicá-los e questioná-los de acordo com meu ponto de vista.
Eric Kenji Matsuyoshi – 21037013
Boa tarde,
ResponderExcluirachei interessante a proposta da disciplina de estudarmos autores liberais, uma oportunidade de compreender melhor nossa sociedade e sair de alguns preconceitos, muitas vezes estabelecidos sem conhecimento.
Os seminários foram uma maneira interessante de dialogar com a sala as ideias e pensando em situações reais ou hipotéticas.Gosto da dinâmica do blog por estar familiarizada com esta mídia e considerá-la versátil.
Minha participação durante a disciplina poderia ter sido melhor devido a questões pessoais que não precisam ser citadas, mas aproveitei as aulas do meu próprio jeito e da maneira que pude, e apesar de não ter sido tão presente quanto deveria, gostei de ter feito a disciplina. Peço desculpas pelos comentários que estão com atraso, assim como a autoavaliação.
Jamile Queiroz Gomes - RA 21047113
Olá professor! Achei a matéria extremamente proveitosa e gostei muito de cursá-la. Apesar de não ter lido todos os textos e feito todos os comentários, acompanhei os seminários e as discussões, que na minha opinião foram muito bons e ajudaram muito com a dinâmica da aula e também na minha compreensão dos assuntos tratados. Gostaria de ter participado mais e lido todos os textos, assim, com certeza, a matéria teria sido muito mais proveitosa para mim, como foi para outros colegas, mas mesmo assim, posso afirmar que foi uma das matérias mais interessantes que cursei nesse quadrimestre pois tive a oportunidade de ter contato com um leque de novas ideias e ideais.
ResponderExcluirIsabella Cremonese de Alcantara - RA: 21087013
Boa tarde professor,
ResponderExcluirEm relação ao curso, acredito que por ser a segunda vez o cursando com o senhor (a primeira, frequentei assiduamente suas aulas mas não fiz os comentários e desta vez, li todos os textos e fiz todos os comentários) posso afirmar que foi de grande aprendizado pessoal e acadêmico para mim. Me auxiliou a definir questões/opiniões e posicionamentos que eu possuía.
Em relação a autoavaliação, acredito que se o desempenho se dá no quanto aprendi sobre o conteúdo passado, afirmo que ter cursado duas vezes a matéria foi o melhor que fiz, pois hoje possuo amplo aprendizado sobre o que foi passado. Além disso, ainda que sua forma de avaliação e ensino/aula não seja o mais adequado ao meu estilo de aprendizado, acredito fielmente que é sim, o melhor para a maioria dos alunos.
Agradeço muito pela dedicação nos cursos que fiz com você e afirmo que foi uma honra cursá-los.
Atenciosamente,
Larissa de Cássia Cruvinel - 21038211
Professor,
ResponderExcluirDevo dizer que no início dessa disciplina pensei que seria uma honra cursá-la como a última a ser ministrada pelo senhor na UFABC, e também já trazia alguns aguilhões na consciência que pediam uma leitura mais dedicada dos textos.
Achei que a sua exposição dos autores foi muito profícua e instigante, mais do que em “Conhecimento e Ética”. Agradeço a escolha muito feliz de tratar autores liberais, coisa pouco retratada na minha trajetória estudantil, e acredito que pouco tratada dentro da Universidade. Dificilmente teria contato com estes filósofos contemporâneos que elucidaram tanto para mim a questão da sociedade e melhor ainda, aqueles que tratando a sociedade como algo muito mais abrangente do que a soma de indivíduos retomam a noção de comunidade. Apesar da afinidade com essa segunda linha dentro do liberalismo, não desprezo os liberais radicais, porque são aqueles que ousam defender de forma extrema seus posicionamentos que nos mostram bons insights e também alguns absurdos.
Os debates em sala, por sua vez, revelaram o caráter predominamente sociológico das discussões, quando digo sociológico me refiro a utilização de argumentos de políticas públicas para rebater argumentos filosóficos. Isso é positivo ou negativo? Como comentei em sala, é natural, afinal temos uma parcela muito maior de aluno que pretende cursar áreas que dialogam mais fortemente com essa “praticidade” dos conceitos, mas por outro eu espero que a Filosofia também tenha se mostrado importante neste diálogo e não dispensável, como se imagina.
(Continuação)...
ExcluirQuanto aos textos e material disponível no blog, novamente saio com a impressão de que não pude dar conta dos textos ou dos autores com a profundidade que gostaria, por outro lado saio com um repertório maior que possibilitará ao menos uma navegação superficial pelos autores, traduzindo, quando precisar conectar algum tema com justiça eu saberei onde procurar e a quem procurar. Uma parcela pequena, mas que já me enriquece.
Concluo enfim, que saio muito feliz desse curso, feliz por ter tido contato com o senhor e conhecido melhor também os meus colegas de BC&H, ainda mais nesse último quadrimestre mais “padronizado”, porque a partir de agora a escolha por diferentes especificidades ficará mais nítida.
Espero que os próximos professores responsáveis por ministrar a matéria que agora será a junção de ÉTICA e JUSTIÇA consigam dar conta em apenas um quadrimestre de fazer o que o Senhor conseguiu fazer, mesmo assim me pergunto até que ponto está o compromisso dos mesmos em abordar diversos autores, pois nós sabemos que há aqueles que ministram um curso desta complexidade fornecendo apenas uma visão. Quando digo uma visão, é de fato apenas um autor, nem sequer a perspectiva de uma grupo, o que na minha concepção é uma perda inegável.
Só comento e ressalto a importância que dou a matéria Teorias da Justiça na nossa grade, que junto com Conhecimento e Ética se mostram questões fundamentais para qualquer pensador da área de humanidades. Movidos, ao menos em alguma sentido, pelos ideais de BEM e JUSTIÇA não poderíamos rejeitar a discussão sobre a ação humana em sociedade.
O curso traz questões fundamentais para a formação em qualquer área do conhecimento. As atividades são dinâmicas e nos levam a várias posições diferentes sobre uma questão, o que nos proporciona uma visão abrangente e crítica das questões mais urgentes da nossa sociedade ontem como nos dias de hoje. Li todos os temas e autores propostos e até outros autores que foram aparecendo com as pesquisas que realizei; infelizmente não pude fazer os comentários de todos os temas mas isso não teve um impacto no meu aproveitamento. Alguns dos conceitos e autores acabei utilizando no meu TCC que traz a questão do mau desempenho escolar com um olhar no sistema educacional, políticas públicas e habilidades sociais dos educadores.
ResponderExcluirAvalio meu aproveitamento como B por não ter conseguido participar mais das aulas presenciais pois os meus filhos estavam em férias escolares neste período.